ceat
ceat_ra
cfjl

Eu penso que o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo algum, com a glória que nos será revelada no futuro.  Romanos 8.18

CONCURSO DE REDAÇÃO DA REDE SINODAL DE EDUCAÇÃO

 

O Concurso de Redação da Rede Sinodal de Educação tem como base elaborar redações dentro da proposta das redação do ENEM, de modo a possibilitar que o ou a estudante, a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos, realize uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural, produzindo um texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Podem participar do Concurso de Redação estudantes regularmente matriculados/as na última série do Ensino Fundamental II (para instituições que não têm Ensino Médio) e nas turmas do Ensino Médio de instituições da Rede Sinodal de Educação.  Cada escola pode participar com até três redações.

Para a escolha das três melhores redações, os/as avaliadores/as com experiência de correção de redações do ENEM, levam em consideração a competência do e da estudante, nos seguintes aspectos:

  1. a) Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  2. b) Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  3. c) Seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  4. d) Conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação.
  5. e) Elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

TEMA V CONCURSO DE REDAÇÃO – 2019

 O tema para as redações de 2019 foi: A saúde no contexto das novas tecnologias: como lidar com a nomofobia?

                 Do Concurso 2019 participaram 92 estudantes, de 31 escolas da Rede Sinodal de Educação. Destes, 10 alcançaram mais de 900 pontos, 35 mais de 800 pontos, 23 mais de 700 pontos e os demais até 700 pontos.

As três estudantes melhor colocadas receberam prêmios fornecidos pela SOMOS EDUCAÇÃO e seus textos são divulgados na Revista lições, da Rede Sinodal de Educação.

NOME ESCOLA PONTOS PRÊMIO
Cecília Geraldo Block BONJA 960,00 iPad
Yasmin Grings Instituição Evangélica de Novo Hamburgo 953,33 iPod
Laura Carolina Cardeal Colégio Cônsul Carlos Renaux 946,67 JBL

Todas as redações, a partir dos 800 pontos, estão sendo divulgadas neste site, em ordem alfabética, para você poder ler, conhecer a aprender com as habilidades desses e dessas estudantes.

Boa leitura!

IMPORTANTE: leia as redações em um Computador ou Tablet, no Celular as imagens ficam reduzidas.