Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, de Porto Alegre/RS, realizou evento no dia 16 de outubro
Despertar a criatividade e a capacidade argumentativa dos estudantes, promovendo a sensibilidade artística e cinematográfica por meio da produção de vídeos; dar visibilidade e qualificar o trabalho desenvolvido na área cinematográfica das escolas da Rede Sinodal de Educação; e desenvolver nos estudantes a proatividade, proporcionando a troca de experiências. Esses foram os objetivos da XIII Amostra de Vídeos da Rede Sinodal de Educação 2023 (Amovise), evento realizado pelo Centro de Ensino Médio Pastor Dohms – Unidade Higienópolis, no dia 16 de outubro, em Porto Alegre/RS.
A programação, transcorrida no turno da tarde, contou com abertura oficial e apresentação do júri técnico, entre eles o jurado convidado Augusto Parada, professor e coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Design, Especialização em Comunicação e Marketing Empresarial e integrante do Núcleo de Inovação Acadêmica das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), jornalista, mestre e doutor em Comunicação.
Em seguida ocorreram as exibições dos materiais produzidos pelos estudantes, momento especial para comentários referentes aos trabalhos e entrega de certificados. O evento foi apresentado pelo coordenador Pedagógico do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms – Higienópolis, professor Lucas Caitano.
Participaram da Amostra estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio de escolas da RSE, responsáveis por todas as etapas de produção, inclusive cartazes de divulgação. O regulamento previa a participação de filmes/curtas na forma de ficção ou documental, com temática livre e estruturados com abertura, roteiro, desfecho e créditos, variando entre 05min e 15min.
“A cultura juvenil tem na arte uma aliada muito importante para expressar a opinião jovem perante os acontecimentos do mundo. No contexto escolar, o estudante vive a arte diariamente, em toda a sua essência. Dessa forma, aproveitando o ambiente criativo e de aprendizagem que é a escola, a elaboração de roteiros e curta-metragens reverberam a relação entre a contextualidade e o conhecimento adquirido. A produção de vídeos auxilia o estudante a se ver como cidadão do mundo, agente e transformador da sua realidade, desenvolvendo postura proativa e protagonista”, destaca Caitano.
Filmes inscritos
Os vídeos inscritos fazem parte de atividades de sala de aula ou de atividades complementares realizadas pelos estudantes nas instituições da Rede Sinodal de Educação. Mais informações e as produções das oito escolas participantes podem ser conferidas no site oficial do evento (https://amovise.dohms.org.br/).
“A Amostra foi muito boa pela qualidade das produções apresentadas, pela análise e devolutiva de cada trabalho. A partir desse feedback, especialmente do jurado Augusto Parada, os professores responsáveis nas escolas e os estudantes puderam identificar qualidades e oportunidades de aperfeiçoamento para futuros trabalhos”, conclui Caitano.
Cinemoteca
– “O Anjo da Morte” (Policial) – Colégio Evangélico Divino Mestre (São Leopoldo/RS)
– “O homem que roubava” (Comédia) – Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke (Taquara/RS)
– “Triste, mas curto” (Drama) – Colégio Sinodal Barão do Rio Branco (Cachoeira do Sul/RS)
– “Turnover” (Drama) – Colégio Evangélico Alberto Torres (Lajeado/RS)
– “Além do gelo: uma jornada pela Tundra no Minecraft” (Documentário) – Colégio Sinodal da Paz (Novo Hamburgo/RS)
– “Blackout” (Ficção) – Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (Novo Hamburgo/RS)
– “Cultura do Consumismo vs Cultura do Minimalismo” (Documentário) – Colégio Sinodal Tramandaí (Tramandaí/RS)
– “Dívida de Sangue” (Ficção) – Centro de Ensino Médio Pastor Dohms (Alvorada/RS)
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
LEGENDAS DAS FOTOS
3 – Fala inicial da coordenadora pedagógica da Rede Sinodal de Educação, Renati Fronza Chitolina
1549 – Participaram da Amostra estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio de escolas da RSE
1566 – Jurado convidado, Augusto Parada (e), e coordenador Pedagógico, Lucas Caitano, participaram de momento especial para comentários referentes aos trabalhos
CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Comunicação Dohms / Joana Pedroso Menegon (1549 / 1566) e Valdemar Schultz (3)