

Evento reuniu mais de 250 educadores em espaço virtual para refletir sobre inclusão, equidade e práticas pedagógicas transformadoras
Com o tema “Educação para a Diversidade”, o Simpósio promovido no dia 05 de julho pela Faculdade Instituto Ivoti mobilizou 259 docentes de 46 escolas da Rede Sinodal de Educação em evento online voltado à troca de experiências e práticas pedagógicas inclusivas.

A iniciativa surgiu a partir das demandas observadas em encontros com as equipes pedagógicas da Rede, especialmente diante dos desafios enfrentados no cotidiano escolar relacionados à diversidade.
O evento se consolidou como espaço de formação continuada e reflexão coletiva, com troca de experiências e práticas pedagógicas que fortalecem a inclusão e a diversidade nas escolas da Rede Sinodal de Educação, contribuindo para a construção de ambientes educacionais mais acolhedores, equitativos e comprometidos com valores éticos e humanos.
Ao longo da programação, foram submetidos 56 trabalhos, apresentados em 11 sessões temáticas, abordando questões como tecnologias e linguagens na educação; cultura, identidade, currículo e saberes; formação de professores e trabalho docente; educação ambiental e patrimonial; práticas interdisciplinares, tecnologias e sustentabilidade.
O público-alvo foi composto por professores, orientadores educacionais, psicólogos escolares e coordenadores pedagógicos da Rede Sinodal.

Para o diretor de Ensino Superior da Faculdade Instituto Ivoti, Jorge Feldens, o evento cumpriu seu papel. “O Simpósio foi um espaço especial de partilha e construção conjunta. Falar em diversidade hoje é falar em compromisso com a escuta, com a equidade, com a inclusão verdadeira de todos os sujeitos na escola”, afirmou.
Segundo ele, os temas abordados no evento, como o combate ao bullying, questões raciais, inclusão de estudantes com deficiência, projetos sociais e liderança ética, exigem mais do que boas intenções. “Exigem de nós não apenas discursos, mas práticas coerentes e intencionais. É esse professor, comprometido com a diversidade e com a transformação social, que buscamos encontrar, nutrir e inspirar neste Simpósio fértil em ideias, conexões e compromissos”, concluiu Feldens.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DA FOTO – Divulgação Faculdade Instituto Ivoti