

Nos dias 17 e 18 de outubro, o Instituto Rio Branco, em São Leopoldo/RS, foi palco do 21º Encontro Nacional de Dança da Rede Sinodal de Educação (Endase), um dos mais tradicionais eventos culturais da Rede. Voltado à valorização da arte e à integração entre escolas, o encontro reuniu estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que participam de grupos de dança nas instituições da RSE.


O Endase teve como propósito congregar estudantes, dar visibilidade ao trabalho desenvolvido na área da Dança, qualificar as práticas pedagógicas e fortalecer o intercâmbio entre as escolas da Rede. Mais do que uma mostra artística, o evento é um espaço de aprendizado, criatividade e celebração da arte do movimento.


Além do anfitrião Instituto Rio Branco, participaram Colégio Mauá, Instituto de Educação Ivoti, Centro de Ensino Médio de Sapiranga – Duque, CEAT Região Alta, Instituto Sinodal Imigrante, Colégio Sinodal Rui Barbosa, Colégio Teutônia, Colégio Sinodal Alfredo Simon, Colégio Sinodal Tiradentes e IENH.


A programação contou com apresentações coreográficas, atividades de integração, oficinas de danças urbanas, jazz e dança de salão, além de momentos de confraternização e ambientação de palco. A hospedagem, seguindo a tradição dos eventos da Rede Sinodal, ocorreu em casas de famílias hospedeiras, fortalecendo vínculos e o sentimento de pertencimento à comunidade escolar.


O convite para sediar o evento partiu da Direção Executiva da Rede Sinodal de Educação e marcou também o início das comemorações do bicentenário do Instituto Rio Branco. A diretora do educandário, Taciana Feldmann, destacou a relevância do evento e o papel da arte na formação integral dos estudantes. “Para o Instituto Rio Branco foi uma grande alegria sediar este evento de dança da Rede Sinodal de Educação. A arte, presente em nossas escolas, é parte essencial da formação integral dos estudantes, desperta sensibilidade, expressão, criatividade e valores humanos. É um privilégio proporcionar à comunidade escolar esse espaço de partilha, aprendizado e celebração do movimento e da arte”, afirmou.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Afirmaconteudo