Com três sedes, evento ocorreu em escolas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina
De 24 a 27 de setembro ocorreu a 45ª Amostra de Teatro da Rede Sinodal de Educação (Atese), cuja programação esteve distribuída em três sedes: Colégio Sinodal Conventos, em Lajeado/RS; Colégio Sinodal Prado Gravataí, em Gravataí/RS; e Colégio Cônsul Carlos Renaux, em Brusque/SC.
A tradicional atividade, iniciada em 1978, congrega estudantes do 9º ano e Ensino Médio que fazem teatro em instituições da Rede Sinodal de Educação. Entre os objetivos estão dar visibilidade ao trabalho desenvolvido na área do teatro; fortalecer a identidade evangélico-luterana de instituições da RSE, que tem como características importantes a valorização da arte; desenvolver a criatividade dos estudantes, a sua capacidade argumentativa e a sua originalidade, por meio de apresentações e análises críticas e construtivas de peças de teatro; trocar experiências entre as instituições de ensino; e formar novos expectadores.
As programações contaram com apresentações das peças, debates com a participação da plateia sobre as temáticas encenadas, oficinas com jogos teatrais, momentos de integração e culturais. A exemplo de outros eventos da Rede e repetindo tradição luterana de acolhimento, as escolas e comunidades anfitriãs acolheram e hospedaram os estudantes em casas de família.
Nas declarações dos representantes das escolas-sedes, agradecimentos pela oportunidade e valorização do teatro, classificado como ferramenta educacional com o poder de educar e ensinar a partir da representação de situações do cotidiano. Também foram enaltecidos o aprimoramento do sentimento de pertencimento e identidade das escolas em rede, além da revelação de estudantes como artistas no palco.
O diretor executivo da RSE, Jonas Rückert, parabenizou as três escolas pela organização do evento. “A Atese é, sem dúvida, a maior e mais antiga Mostra de Teatro Escolar da América Latina, um dos legados preservados até os dias de hoje pela Rede Sinodal, trabalho educacional que também faz parte da história de 200 anos da presença luterana no Brasil. O teatro é uma importante ferramenta para o desenvolvimento dos estudantes, trabalhando a postura e a desinibição, além de fortalecer o interesse pela cultura”, disse.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Natália Ebele e Thais Haacke (1), Divulgação Colégio Sinodal Conventos (2 e 3) e Divulgação Colégio Sinodal Prado Gravataí (4)