Escolas de Porto Alegre, Venâncio Aires e Três Passos sediaram a 46ª edição
De 24 a 26 de setembro, a 46ª Amostra de Teatro da Rede Sinodal de Educação (Atese) reuniu estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio em três sedes: o Colégio Pastor Dohms – Unidade Higienópolis (Porto Alegre/RS), o Colégio Gaspar Silveira Martins (Venâncio Aires/RS) e o Colégio Ipiranga (Três Passos/RS). O evento, que ocorre anualmente, consolidou-se como um espaço de vivência artística, cultural e pedagógica, promovendo a integração entre escolas e o fortalecimento da identidade da Rede Sinodal de Educação (RSE).
A Atese busca valorizar a arte como linguagem expressiva e educativa, oportunizando a troca de experiências entre estudantes e professores e o desenvolvimento de competências como criatividade, argumentação, originalidade e protagonismo juvenil.
Durante a programação, os grupos apresentaram espetáculos teatrais seguidos de debates e reflexões coletivas, além de vivenciarem atividades lúdicas e momentos de convivência, como a tradicional festa dos atesistas, a bênção dos “bixos” e as homenagens aos terceiranistas.
No Colégio Pastor Dohms, na capital gaúcha, além do anfitrião, subiram ao palco grupos teatrais do Colégio Mauá (Santa Cruz do Sul/RS), Instituto Sinodal Imigrante (Vera Cruz/RS), Centro de Ensino Médio Sinodal (São Leopoldo/RS), Colégio Evangélico Divino Mestre (São Leopoldo/RS), Colégio Evangélico Panambi (Panambi/RS), Colégio Sinodal Rui Barbosa (Carazinho/RS), Colégio Cônsul Carlos Renaux (Brusque/SC), Colégio Sinodal do Salvador (Porto Alegre/RS) e Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga (Sapiranga/RS)
O diretor da instituição, Waldir Werner Scheuermann, destacou a qualidade artística das encenações. “Tivemos uma ótima Atese. Foram apresentadas peças de muita qualidade. Professores e atesistas saem muito felizes com as experiências vividas.”
Em Venâncio Aires, o Colégio Gaspar Silveira Martins acolheu 128 estudantes locais e do Colégio Evangélico Martin Luther (Marechal Cândido Rondon/PR), Centro Sinodal Dorothea Schäfke (Taquara/RS), Colégio Sinodal Barão do Rio Branco (Cachoeira do Sul/RS), Colégio Gustavo Adolfo (Lajeado/RS), Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (Novo Hamburgo/RS), Colégio Martin Luther (Estrela/RS), Colégio Sinodal Ruy Barbosa (Rio do Sul/SC) e Sinodal Progresso (Montenegro/RS).
Para a diretora, Juliana Schonardt Arenhardt, a edição reafirmou o valor do teatro como espaço de expressão e de fé. “A 46ª edição da Atese foi avaliada de forma altamente positiva. Os espetáculos apresentaram qualidade artística e pedagógica, com criatividade, sensibilidade e relevância temática. O envolvimento dos estudantes foi expressivo, refletindo processos bem conduzidos e experiências formativas consistentes. Teatro é aprendizado vivo, é educação em ação.”
O Colégio Ipiranga, em Três Passos, recebeu mais de 100 estudantes e professores de grupos do Colégio Evangélico Alberto Torres (Lajeado/RS), Colégio Sinodal Conventos (Lajeado/RS), Instituto Sinodal da Paz (Santa Rosa/RS), Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ijuí/RS), Colégio Sinodal da Paz (Novo Hamburgo/RS), Setrem (Três de Maio/RS), Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann (Horizontina/RS) e Instituto Ivoti (Ivoti/RS).
O diretor, Nelson Weber, ressaltou o caráter transformador do evento. “A Atese reafirmou o compromisso de promover o teatro como ferramenta de transformação, capaz de despertar olhares atentos para a sociedade, fomentar a sensibilidade artística e incentivar o protagonismo juvenil. Cada apresentação contribuiu para ampliar horizontes e reforçar o papel da escola na formação integral dos estudantes.”
Além das apresentações, a Atese contou com a hospitalidade de famílias das comunidades escolares, que acolheram os participantes, fortalecendo laços de convivência e integração. O evento ultrapassou o palco e permanece como um legado de vivências significativas, reafirmando o teatro como instrumento educativo, cultural e de transformação social.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Tiago Pinho Santos (2 / 3 / 6), Marina V.M. Vasconcelos (1 / 4 / 5) E Paulo Blasi (7 / 8 / 9)