Nos dias 02 e 03 de agosto ocorreu o 30º Encontro de Liderança Jovem e Encontro de Professores de Ensino Religioso da Rede Sinodal de Educação. O evento foi organizado e realizado no Colégio Cônsul Carlos Renaux, em Brusque/SC. A programação acontece anualmente e faz parte do calendário de eventos da RSE.
A temática dos encontros abordou os 200 anos da presença Luterana no Brasil, promovendo a reflexão sobre os novos caminhos para a liderança jovem, o legado e o compromisso do Ensino Religioso nas escolas luteranas.
Numa celebração de aprendizado e reflexão, o evento contou com a representação de 21 escolas da Rede, principalmente jovens da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. A programação aprofundou a compreensão sobre o impacto histórico da presença luterana no Brasil e como esse legado pode inspirar e moldar o futuro da liderança jovem. As discussões e oficinas proporcionaram insights sobre como cultivar líderes comprometidos com os valores cristãos e a educação de qualidade.
O encontro de professores ofereceu espaço para renovar o compromisso com a educação religiosa nas instituições de ensino, momento de troca de experiências e de fortalecimento das práticas pedagógicas voltadas à formação integral dos estudantes, alinhadas aos princípios luteranos.
Entre os palestrantes estiveram o professor do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dr. João Klug, cuja área de pesquisa trata da história da Imigração Alemã, Luteranismo, Escolas e História Ambiental. Ele apresentou a palestra “O legado dos 200 anos da presença luterana na educação e na liderança”, com reflexão da história, do movimento da Reforma e do seu impacto no presente, além do compromisso das escolas luteranas com a formação. “Uma educação comprometida com valores não apenas cristãos, mas com a cidadania e com o Meio Ambiente. Não podemos nos deixar levar pela grande onda de informações, é preciso formação sólida, que seja capaz de gerir com sabedoria as informações”, defendeu.
Outro palestrante, o Coronel da Reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e consultor sobre liderança, Marcos Oliveira, conversou com os estudantes sobre liderança autêntica, “que possibilita às pessoas melhores relações, aperfeiçoa competências individuais e coletivas”.
As jovens lideranças avaliaram como positivo o encontro. “Aprendi muito, especialmente áreas que tenho alguma dificuldade, como a comunicação. Foi um momento incrível de dividir aprendizados e conselhos. Sou grata à escola Cônsul por ter nos acolhido super bem. Foi uma oportunidade para aprendermos o que é ser líder e como posso fazer esse papel”, disse a estudante Laura Prust, do Colégio Sinodal Ruy Barbosa, de Rio do Sul/SC.
“Gostei muito, aprendi coisas novas e fui muito bem recebido. As palestras foram incríveis e fiz diversas anotações para levar como recordação e aprendizado. A escola é linda e gostei muito de tudo”, frisou Lucas Berghahn Closs, da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo/RS.
Também estiveram envolvidos com a programação e conduziram momentos de conversa com os participantes os professores Luciano Mafra, Luciane Zimerman Affonso, Cristiane Sbardelati, Marcos Klabunde e Michele Carine Pohl; o professor e consultor da RSE, Manfredo Wachs; a catequista Rosilene Schultz e a professora Marlene Brune Goldmeier.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Cônsul Carlos Renaux