Evento reuniu 120 professores de todo o Brasil em Lajeado/RS
Refletir e dialogar sobre os desafios contemporâneos das Ciências Humanas e Sociais em um mundo em constante transformação foi o propósito do Encontro Nacional de Ciências Humanas e Sociais da Rede Sinodal de Educação, realizado nos dias 25 e 26 de abril, na Unidade de Ensino Médio Gustavo Adolfo – Campus Univates, em Lajeado/RS.
Com o tema “Ciências Humanas e Sociais em Transformação: Identidades, Educação e os Futuros”, o evento propôs uma abordagem interdisciplinar sobre as mudanças sociais, econômicas, culturais e ambientais, seus impactos na formação das identidades e no papel da educação na sociedade. A programação contou com palestras, oficinas temáticas e momentos de reflexão coletiva.
Ao longo dos dois dias, 120 professores das áreas de Ciências Humanas e Sociais de escolas da Rede Sinodal de Educação, oriundos de diferentes estados brasileiros, participaram das atividades. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, foram explorados temas como a reconfiguração das identidades em um mundo hiperconectado e ao mesmo tempo fragmentado, os desafios da educação frente a essas novas demandas sociais e as perspectivas de futuro em contextos de incertezas.
A abertura oficial ocorreu na manhã de sexta-feira (25), com as boas-vindas do diretor do GA, Edson Wiethölter; do diretor executivo da RSE, Jonas Rückert; da coordenadora pedagógica da RSE, Renati Fronza Chitolina; e do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade do Vale do Taquari – Univates, Luís Fernando Saraiva Macedo Timmers. Na sequência, apresentações culturais de estudantes antecederam a fala do professor da Univates, Tiago Weizenmann, que tratou das identidades e da educação voltadas ao futuro das Ciências Humanas.
À tarde, a professora Drª. Luciana Turatti, também da Univates, abordou a contribuição das humanidades frente às crises climáticas e humanitárias. Oficinas sobre protagonismo estudantil, competências socioemocionais, identidade e território, ensino em tempos de mudança e projetos de vida foram conduzidas por professores e estudantes do GA, além de convidados. O primeiro dia foi encerrado com apresentação da Orquestra GA.
No sábado (26), a programação teve início com a palestra “Educar para humanizar: os desafios da docência contemporânea”, ministrada pela professora Drª. Márcia Volkmer. O encerramento ficou por conta da atividade coletiva “Bagagem Pedagógica: o que carregamos desta jornada?”, da qual participaram Deise de Siqueira Potter e Elisandro Birkhan, do Colégio Rui Barbosa; Marcelo Noldin, do Colégio Cônsul Carlos Renaux; Fabiano Marcel Groff, do Colégio Sinodal do Salvador; Willian Hoppe e Lauren da Rosa, do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo.
“A diversidade de temáticas e metodologias reflete a proposta do encontro: promover o diálogo, inspirar práticas inovadoras e fortalecer o papel transformador das Ciências Humanas na educação. O evento também reafirma o compromisso da Rede Sinodal de Educação com a formação continuada de seus educadores e a construção de uma escola mais crítica, sensível e conectada aos desafios”, avalia o coordenador do evento e coordenador pedagógico do GA, Willian Hoppe.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Assessoria de Comunicação GA/Bárbara Bottoni