

Com 380 participantes, evento bianual discutiu inovação, inclusão, inteligência artificial e excelência pedagógica nos Anos Iniciais
Nos meses de abril e junho, a Rede Sinodal de Educação (RSE) promoveu o Encontro Nacional de Professores dos Anos Iniciais, reunindo 380 profissionais da educação em quatro diferentes sedes. O evento, que ocorre a cada dois anos, integra o calendário oficial de formação continuada da Rede e teve como tema “Autoria e excelência pedagógica: por uma educação transformadora nos Anos Iniciais”.
Propósito que transforma
Voltado a professores, coordenadores pedagógicos, orientadores e monitores dos Anos Iniciais, o encontro teve como propósito fortalecer a formação continuada, fomentar práticas pedagógicas inovadoras e promover o protagonismo docente.
A coordenadora pedagógica da Rede Sinodal, Renati Fronza Chitolina, acompanhou as atividades nas quatro regiões e destacou o impacto das trocas. “O Encontro proporcionou espaço de troca entre educadores, incentivando o crescimento profissional, o compartilhamento de experiências significativas e a construção de uma rede cada vez mais sólida e comprometida com uma aprendizagem transformadora.”
Temas que inspiram
A programação contou com apresentações artístico-culturais, momentos de meditação, visitação aos espaços das escolas anfitriãs, momentos de confraternização, oficinas e compartilhamentos de práticas pedagógicas, atividades lúdicas e dinâmicas
O ciclo de palestras abordou questões como gestão ativa da sala de aula, alfabetização e sistemas de representação, inclusão e avaliação diagnóstica, regulação emocional, inteligência artificial e inovação educacional, metodologias ativas e os “8 C’s” da BNCC.
Destaque para a fala da professora Marguit Carmen Goldmeyer, presente nas quatro sedes, com o tema “Alquimia educacional: transformando espaços e mentes com gestão de sala de aula ativa”. “Ela abordou de forma sensível e instigante a gestão da sala de aula a partir da perspectiva da ‘alquimia’ e das práticas de ativação”, comentou Renati.
Região Setentrional
Nos dias 11 e 12 de abril, cerca de 70 professores participaram do Encontro no Colégio Cônsul Carlos Renaux, em Brusque/SC.

O diretor da escola anfitriã, Otto Hermann Grimm, avaliou o evento. “Atingiu plenamente os objetivos propostos, proporcionando momentos de aprendizagem e integração. O Colégio Cônsul sentiu-se honrado em apresentar sua prática pedagógica.”
Região Meridional
Nos dias 06 e 07 de junho, mais de 80 educadores participaram do encontro no Colégio Sinodal do Salvador, em Porto Alegre/RS.

A coordenadora do Ensino Fundamental I, Caroline Ricardo, falou sobre o evento. “O Encontro foi uma oportunidade valiosa para o fortalecimento da rede de professores. Foi um espaço rico em trocas de experiências, ampliando o repertório teórico-pedagógico e fortalecendo os laços entre os educadores.”
Região Centro
Com 135 participantes, o encontro realizado nos dias 13 e 14 de junho no Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul/RS, destacou-se pela riqueza das práticas compartilhadas.

A coordenadora pedagógica Claudia Kniphoff Kroth enalteceu a programação. “Tivemos grande diversidade e riqueza de conhecimentos. Os professores se sentiram acolhidos e valorizados. Foi um Encontro de muitas aprendizagens e inspirações.”
Região Missões
Nos dias 27 e 28 de junho, o Instituto Sinodal da Paz, em Santa Rosa/RS, sediou a última etapa do evento e contou com cerca de 95 participantes.

A coordenadora pedagógica Paula C. S. Lippert valorizou a proposta temática. “Destacou-se por trazer à tona uma pauta urgente: a valorização da prática docente como ato criativo, reflexivo e transformador. Reafirmamos o compromisso com uma educação que inspira e transforma vidas.”
Formação continuada como força propulsora
Encerrada a programação, Renati Fronza Chitolina reforçou o papel da formação docente na missão da Rede Sinodal. “O encontro reafirma a importância da formação continuada como força propulsora para uma educação que transforma, com propósito, com autoria e com excelência.”
Ela ainda citou o impacto das oficinas, das palestras e das práticas pedagógicas compartilhadas como elementos que responderam a questões profundas da educação contemporânea. “Por que precisamos ir para a escola? Por que continuaremos precisando dela? Diante de um futuro incerto, o evento reafirmou a missão coletiva de preparar crianças com senso crítico, criatividade e sensibilidade para o mundo.”
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITOS DAS FOTOS – Divulgação Rede Sinodal / Comunicação das escolas sede
Cônsul – Thais Helena Haacke e Emilly Karis de Oliveira
Salvador – Ananda Corrêa
Paz – Paula Cristiani Schumann Lippert
Mauá – Regina Colombelli