Nos dias 26 e 27 de abril mais de 110 professores de 35 instituições de ensino participaram do Encontro Nacional de Educação Física e de Treinamento Esportivo. O evento foi promovido pela Rede Sinodal de Educação e organizado pelo Colégio Bonja, de Joinville/SC, nas dependências da escola. Com o tema “O desafio didático de engajar a geração Alpha nas aulas de Educação Física”, docentes e gestores discutiram as formas de atrair os jovens nascidos entre as décadas de 2010 e 2020 para a atividade esportiva.
A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Dr. João Gabriel de Melo, do Rio de Janeiro, que destacou o engajamento da geração Alpha nas aulas de Educação Física. Durante a tarde de sexta-feira, diversos workshops simultâneos trouxeram discussões como a questão da inclusão na Educação Física escolar e a inovação tecnológica nas atividades.
O segundo dia do encontro iniciou com palestra da Dra. Angelica Madela sobre o tema “O desafio da avaliação na Educação Física”. Em seguida os participantes assistiram à palestra “Base Nacional Comum Curricular (BNCC): experiências e criação de significados nas aulas de Educação Física”, tema apresentado pela professora Dra. Andrea Moletta. O encerramento oportunizou criação conjunta de manifesto pelo ensino e aprendizagem da Educação Física com foco no engajamento e experiência da geração Alpha, mediado pela professora Regina Piske.
“No conjunto das escolas em Rede, agradecemos toda a organização do Colégio Bonja, que oportunizou, aos mais de cem participantes, esse importante tempo de formação para a transformação. A Rede Sinodal de Educação agradece às escolas, professores, equipes diretivas e direções pelo engajamento e participação no encontro”, conclui o diretor executivo da RSE, Jonas Rückert.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester e Assessoria de Comunicação Colégio Bonja
CRÉDITO DAS FOTOS – Assessoria de Comunicação Colégio Bonja