Na última semana, dias 16 e 17 de setembro, ocorreu o XIV Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação. Com o tema “Conexões: unindo pessoas, ideias e sustentabilidade”, o evento teve por local as dependências do Campus Setrem, em Três de Maio/RS.
Destinado a estudantes e professores das instituições da RSE com Ensino Médio e/ou Educação Profissional, teve por objetivo fomentar a pesquisa técnica e científica nos mais variados componentes curriculares. Também oportunizou a socialização do conhecimento, momentos de integração e troca de experiências entre professores, estudantes e profissionais de diferentes áreas tecnológicas.
O Fórum de Iniciação Técnico-Científica é promovido pela Câmara de Educação Profissional da Rede Sinodal de Educação (CEPRO), com a organização da Comissão de Projetos e Pesquisa da CEPRO e o apoio do Grupo de Apoio Pedagógico da Rede Sinodal de Educação (GAP). A programação deste ano contou com visitação aos trabalhos expostos e avaliação externa, apresentações orais no formato pitch, visitação às instalações da Setrem, momento de conexões com empresas e diálogo sobre “As competências do profissional do futuro”, com a assessora corporativa da Setrem, Grasiela Ceccon Rambo.
“O evento teve excelente participação das escolas da Rede, com trabalhos sobre diferentes assuntos. Nosso agradecimento às famílias que acolheram os estudantes e a toda família Setrem pela dedicação em todos os detalhes deste importante evento”, destaca a coordenadora do curso Técnico em Enfermagem da Setrem e vice-presidente da Câmara de Educação Profissional da Rede Sinodal de Educação, Adriane Kleinpaul.
Participaram do Fórum pesquisas de estudantes e egressos do Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga, do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, do Colégio Evangélico Panambi, do Colégio Sinodal da Paz, do Colégio Sinodal Progresso, do Colégio Teutônia, do Instituto Sinodal Imigrante, da Fundação Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) e do Setrem.
“O Fórum é uma grande oportunidade para estes jovens mostrarem os seus projetos de pesquisa, desenvolvidos, muitas vezes, nos seus itinerários formativos e nos seus cursos. Na conversa com profissionais, também ficaram evidentes algumas das principais características que o mercado busca e a importância das conexões para construir uma carreira, um caminho, um futuro”, avalia a coordenadora pedagógica da Rede Sinodal de Educação, Renati Fronza Chitolina, agradecendo à Setrem pela organização e acolhida no evento.
Mostratec 2024
Dois projetos premiados por avaliadores externos representarão a Rede Sinodal de Educação na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia 2024 (Mostratec), considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina. O evento ocorre de 21 a 25 de outubro, em Novo Hamburgo, com a participação de mais de 800 projetos de 20 países.
Na oportunidade a RSE estará representada por trabalhos de pesquisadores das escolas Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga – Duque (Ensino Médio) e Colégio Teutônia (Educação Profissional).
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Setrem