Colégio Gaspar Silveira Martins sedia Encontro Nacional da Rede Sinodal de Educação
11 de maio de 2023
Professores de Ensino Religioso e lideranças estudantis participam de eventos na capital gaúcha
19 de maio de 2023

Grupo de Apoio Pedagógico propõe atividades formativas para 2024.

Nos dias 17 e 18 de maio a Rede Sinodal de Educação organizou reunião do Grupo de Apoio Pedagógico (GAP). Realizada na sede da entidade, em São Leopoldo, a pauta tratou dos preparativos para o XXV Encontro Nacional de Equipes Pedagógicas, que ocorre no período de 28 a 31 de maio, em São Paulo; do calendário de eventos e formações para 2024, entre eles o Fórum Internacional de Diretores, no segundo semestre do próximo ano; da organização de concurso de redações; do planejamento do Congresso da Rede Sinodal 2024, em julho, com local a ser confirmado; formações para professores de áreas como Educação Infantil, Ciências da Natureza e Matemática; formação de lideranças e gestão escolar, entre outros assuntos pedagógicos.

O encontro contou com a participação de representantes de escolas das quatro regiões de atuação da Rede Sinodal de Educação: Waldy Luiz Lau Filho, do Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, e Luis Galileu Tonelli, do Colégio Evangélico Alberto Torres, de Lajeado, representantes da região Centro; Heloísa Cristina Schuster, da Escola de Educação Infantil Princesa Isabel, de Blumenau/SC, e Leandro Sieben, do Colégio Martinus, de Curitiba, representantes da região Setentrional; Taciana Dall’Olmo, do Colégio Rio Branco, de São Leopoldo, Márcia Potrich, do Colégio Sinodal, também de São Leopoldo, e Raquel Konrath, do Instituto Ivoti, de Ivoti, representantes da região Meridional; Thaíse Cristina S. Rohr, da Sociedade Educacional Três de Maio, de Três de Maio, e Deizy Soares, do Colégio Evangélico Augusto Pestana, de Ijuí, representantes da região Missões.

A pauta foi conduzida pela coordenadora pedagógica da RSE, Renati Fronza Chitolina, e pelo diretor executivo Jonas Rückert. “Tendo por objetivo discutir propósitos da Rede e garantir a identidade dos fazeres pedagógicos nas escolas, o encontro foi muito positivo, com elevado nível de debate sobre temáticas emergentes em educação”, avalia Renati.

Grupo de Apoio Pedagógico

O Grupo de Apoio Pedagógico reúne-se ordinariamente quatro vezes ao ano na sede da Rede Sinodal de Educação. As atividades são desenvolvidas por nove membros, que são indicados em assembleia. O trabalho do GAP está diretamente relacionado à formação continuada dos professores da RSE, além do assessoramento à coordenação pedagógica da Rede em projetos de qualificação dos docentes e na discussão do fazer pedagógico dos educandários; discussão de tendências pedagógicas; integração dos trabalhos das equipes pedagógicas realizados nas instituições educacionais; e incentivo ao intercâmbio de ideias.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

LEGENDA DA FOTO – Encontro do Grupo de Apoio Pedagógico (GAP) da Rede Sinodal de Educação ocorreu em São Leopoldo

CRÉDITO DA FOTO – Divulgação Rede Sinodal de Educação / Mirna Bencke Petry