Encontro Nacional da Rede Sinodal de Educação reúne mais de 250 jovens líderes em quatro sedes
Com o tema “Protagonismo e propósito: inovando o impacto social transformador”, o 30º Encontro Nacional de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal de Educação mobilizou mais de 250 estudantes com perfil de liderança, acompanhados de professores. A programação foi realizada em quatro sedes diferentes: Instituto Sinodal Imigrante (IMI), de Vera Cruz/RS; Colégio Sinodal Rui Barbosa, de Carazinho/RS; e Colégio Sinodal Ruy Barbosa, de Rio do Sul/SC, nos dias 04 e 05 de abril; e Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), de Novo Hamburgo/RS, nos dias 11 e 12 de abril.
Voltado a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, o evento propôs reflexão sobre a liderança juvenil, o uso da inteligência artificial como ferramenta de apoio à criação de projetos e a importância do engajamento social dos estudantes na transformação de suas comunidades, exercendo papel de líderes na família, na escola e na sociedade. As atividades envolveram palestras, oficinas, dinâmicas, momentos culturais, visitações e trocas de experiências, todas com foco na construção de lideranças colaborativas, resilientes e conscientes do impacto que os jovens podem gerar na sociedade e na gestão de organizações a partir de suas jornadas estudantis.
O Colégio Sinodal Rui Barbosa recebeu estudantes de escolas da RSE da Região Missões. As psicólogas escolares Carine da Rosa Nodari e Laís Sincas Conte ressaltaram a importância das vivências proporcionadas. “O Encontro alcançou os objetivos de integração entre os estudantes e destes com outras realidades sociais. Houve momentos de troca de projetos e cada grupo teve a oportunidade de conhecer os trabalhos realizados pelos líderes nas escolas. Ao longo das atividades, vivenciamos experiência afetiva e saímos todos desafiados e enriquecidos. Foi uma grata experiência”, destacaram.
O Instituto Sinodal Imigrante (IMI) foi responsável por acolher a Região Centro. A diretora Danieli Eichwald evidenciou o papel transformador da juventude e a importância da vivência em rede. “Acreditamos que a educação vai além da sala de aula e que os verdadeiros agentes de transformação são jovens líderes que, com criatividade e comprometimento, têm o poder de promover mudanças significativas em suas comunidades. Ser e estar em Rede é, sem dúvida, uma vivência gratificante. Foi inspirador ver o entusiasmo e a participação ativa dos estudantes e professores que vieram de outras escolas. O evento foi pensado para fortalecer o protagonismo juvenil e oportunizar que os estudantes participem de forma assertiva na construção de soluções e iniciativas efetivas e criativas em suas escolas e comunidades”, avaliou.
O Colégio Sinodal Ruy Barbosa sediou a programação para representantes das escolas da RSE da Região Setentrional. A coordenadora do evento, professora Jaqueline Justen El Hayek, reforçou a proposta de estimular o protagonismo estudantil. “Durante dois dias, os estudantes tiveram a oportunidade de refletir sobre seu papel de liderança, tanto na família quanto na escola e na sociedade. Foram momentos de integração e compartilhamento, onde puderam trocar experiências, conhecer novas perspectivas e desenvolver habilidades. As palestras e atividades os desafiaram a pensar de forma crítica e buscar soluções para problemas da sociedade. A avaliação final mostrou que os estudantes se sentiram acolhidos e agregaram muito conhecimento para a formação de possíveis líderes”, afirmou.
Na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), sede da etapa final direcionada à Região Meridional, a professora Alessandra Feltes, coordenadora da programação, elogiou a organização e o engajamento dos participantes. “O evento alcançou seu objetivo por meio de vivências significativas e inspiradoras. As diferentes propostas foram planejadas e executadas com foco em momentos de escuta, expressão, criatividade e colaboração. Para as próximas edições, pode-se considerar a inclusão de novos momentos de partilha entre os estudantes, fortalecendo ainda mais o sentimento de pertencimento e valorização das suas trocas”, destacou.
Pesquisas realizadas junto aos estudantes evidenciam que o evento foi amplamente reconhecido pelos participantes por seu caráter acolhedor, pelas propostas práticas e pela abordagem relevante da inteligência artificial como ferramenta para o desenvolvimento da liderança juvenil. Além disso, a iniciativa reforçou o compromisso da Rede Sinodal de Educação com a formação integral dos estudantes, promovendo ambientes de aprendizagem colaborativos e inovadores.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Rede Sinodal de Educação (Vera Cruz – Jaqueline de Lara Gomes; Carazinho – Gabriele da Silva Agne; Rio do Sul – Brenda Aline Feuser; e Novo Hamburgo – Assessoria em Comunicação IENH)