“Conexões com o novo: pertencer, refletir, agir” é o tema do evento que ocorre de 18 a 20 de julho
Entre os dias 18 e 20 de julho o Colégio Sinodal de São Leopoldo vai sediar o 34º Congresso da Rede Sinodal de Educação, reunindo mais de 900 professores de todo o Brasil em sua unidade de ensino. O evento, que neste ano apresenta o tema “Conexões com o novo: pertencer, refletir, agir”, irá debater os principais desafios e oportunidades da educação do novo século.
Com o objetivo de promover a troca de experiências e o desenvolvimento profissional dos educadores, o Congresso contará com a presença de cinco palestrantes, quatro painelistas e mais de 50 minicursos. Entre os palestrantes, destacam-se Tiago Mattos, cofundador da Aerolito, reconhecido internacionalmente como expert em futuros; e Alessandro Marimpietri, psicólogo com doutorado em Ciências da Educação, que há mais de 20 anos dedica-se a escutar crianças, adolescentes e suas famílias, contribuindo para a reinvenção de inúmeras histórias.
Os minicursos abordarão uma ampla gama de temas, desde a gestão educacional em contextos de educação bi/multilíngue até o ensino e a aprendizagem em um mundo acelerado, discutindo o novo papel do professor.
O 34º Congresso da Rede Sinodal de Educação é uma importante oportunidade para os educadores se atualizarem com relação às últimas tendências em educação e trocarem experiências com colegas de todo o país. O evento também contribui para a reflexão crítica sobre a prática pedagógica e o desenvolvimento de novas habilidades para os desafios da educação contemporânea.
“É com grande alegria que estamos preparando o 34º Congresso da Rede Sinodal de Educação. O tema escolhido – Conexões com o Novo – não é apenas um lema, é uma chamada ousada para desafiar nossos próprios paradigmas e alçarmos voos de mudanças e de descobertas mútuas”, comemora Ivan Renner, diretor geral do Colégio Sinodal. Ele ainda explica que o Congresso será mais do que um evento, “será uma possibilidade de participação ativa na construção de um futuro educacional que se desdobra em possibilidades infinitas. Cada um de nós é um elo vital na cadeia de conexões que moldam nossas escolas, tecendo redes e criando nexos em nosso propósito compartilhado de educação transformadora.”
A coordenadora do evento e coordenadora pedagógica geral do Colégio Sinodal, Merlinde Piening-Kohl, acrescenta que a temática do Congresso está alicerçada em três verbos essenciais na missão de educar. “’Pertencer’, reafirmando a nossa identidade como escola confessional luterana, pertencente a uma rede maior, a Rede Sinodal de Educação, cujas origens estão com os imigrantes alemães, inserida no contexto brasileiro; ’Refletir’, sobre de que maneira nossa escola dá conta das demandas atuais, em que inteligência artificial, internet e novas tecnologias estão bem presentes, e continua garantindo uma educação de qualidade; e ‘Agir’, no sentido de ter decisões e ações concretas para a caminhada da escola rumo ao futuro”, detalha Merlinde.
Já a coordenadora pedagógica da Rede Sinodal de Educação, Renati Fronza, afirma que o evento será uma grande oportunidade de configurar espaços de convivência e aprendizagem. O diretor executivo da RSE, Jonas Rückert, considera que a Rede Sinodal é uma rede de pessoas para pessoas, do fazer em rede e do tecer em rede. “No Congresso queremos sinalizar aquilo que é a nossa visão: ser uma rede educacional de excelência, dinâmica, inovadora, colaborativa e sustentável. Tudo está preparado para que façamos novamente um grande evento, um Congresso que celebre os 200 anos de presença luterana no Brasil”, conclui.
Mais informações e a programação completa do evento podem ser consultadas no site www.congresso.sinodal.com.br
TEXTO – Sara Souza e Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Sinodal / Sara Souza