• +55 51 3590 3229
  • secretariageral@redesinodal.com.br
logo_rede_sinodal-200pxicone_logo_rede_sinodallogo_rede_sinodal-mobilelogo_rede_sinodal-mobile
  • Home
  • A Rede Sinodal
  • Estrutura
  • Câmaras
  • Fale Conosco
  • Home
  • A Rede Sinodal
  • Estrutura
  • Câmaras
  • Fale Conosco
✕
Faculdade IENH sedia 11º Congresso do Ensino Superior da Rede Sinodal de Educação
28 de agosto de 2025

Realizado em Santa Cruz do Sul e Joinville, evento reuniu mais de 650 jovens instrumentistas em três dias de cultura, integração e fé

Ensaios, apresentações individuais, por naipes e em grupos marcaram a programação, sempre entremeada por momentos de convivência e integração

Mais do que notas musicais, o que ecoou foi a força da união, da tradição e da cultura. De 28 a 30 de agosto, a Rede Sinodal de Educação promoveu o 43º Encontro Nacional de Conjuntos Instrumentais (ENCORE), um dos seus eventos culturais mais tradicionais. Organizados em duas sedes, no Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul/RS, e no Colégio Bonja, em Joinville/SC, mais de 650 jovens musicistas, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, viveram três dias intensos de ensaios, apresentações, trocas e confraternização. Além da música, os estudantes foram acolhidos em lares das comunidades, fortalecendo vínculos e criando novas amizades, uma marca afetiva que vai além dos palcos.

Música e memória em Joinville

Apresentação de todos os estudantes na Grande Orquestra em Joinville/SC

No Bonja, cerca de 350 estudantes de 15 escolas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul se encontraram em uma programação marcada por música, cultura e hospitalidade. Além do anfitrião, estiveram presentes o Colégio Cônsul Carlos Renaux (Brusque/SC), Colégio Evangélico Jaraguá (Jaraguá do Sul/SC), Escola Barão do Rio Branco (Blumenau/SC), Colégio Pastor Dohms (Porto Alegre/RS), Colégio Sinodal do Salvador (Porto Alegre/RS), Instituto Rio Branco (São Leopoldo/RS), Colégio Sinodal Doutor Blumenau (Pomerode/SC), Colégio Sinodal (São Leopoldo/RS e Portão/RS), Colégio Sinodal da Paz (Novo Hamburgo/RS), Colégio Sinodal Progresso (Montenegro/RS), Colégio Sinodal Conventos (Lajeado/RS), Colégio Evangélico Alberto Torres (Lajeado/RS), Colégio Teutônia (Teutônia/RS) e Colégio Rui Barbosa (Carazinho/RS).

O evento também foi o ponto inicial dos festejos do centenário do Bonja, comemorados em 2026, que prestou homenagem ao pastor Tito Lívio Lermen, ex-diretor da instituição e um dos incentivadores da primeira edição do ENCORE, em 1980, quando atuava no Colégio Evangélico Panambi. A entrega do reconhecimento foi feita pelo atual diretor do Bonja, professor Silvio Iung.

O professor Douglas Horst, diretor do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental do Bonja, reforçou o valor da iniciativa. “Foi uma honra sediar o 43º ENCORE. Este encontro expressa não apenas a essência do Bonja, mas também a força e o propósito da Rede Sinodal de Educação, que reconhece na música uma linguagem capaz de unir, emocionar e transformar vidas. O ENCORE é único porque nasce dessa Rede que valoriza o humano, preserva a tradição e inspira a inovação.”

Integração e talento em Santa Cruz do Sul

Ensaios, apresentações individuais, por naipes e em grupos marcaram a programação, sempre entremeada por momentos de convivência e integração

Na outra sede, o Colégio Mauá recebeu cerca de 300 jovens de 16 escolas do Rio Grande do Sul. Participaram o Colégio Evangélico Divino Mestre (São Leopoldo/RS), Centro Sinodal de Ensino Médio Sapiranga (Sapiranga/RS), Colégio Sinodal Tiradentes (Campo Bom/RS), Colégio Sinodal Ibirubá (Ibirubá/RS), Colégio Sinodal Barão do Rio Branco (Cachoeira do Sul/RS), Instituto Ivoti (Ivoti/RS), Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke (Taquara/RS), Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo (Lajeado/RS), Colégio Martin Luther (Estrela/RS), Instituto Sinodal Imigrante (Vera Cruz/RS), Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann (Horizontina/RS), Colégio Gaspar Silveira Martins (Venâncio Aires/RS), SETREM (Três de Maio/RS), Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ijuí/RS) e Colégio Evangélico Panambi (Panambi/RS), além do anfitrião Colégio Mauá.

Ensaios, apresentações individuais, por naipes e em grupos marcaram a programação, sempre entremeada por momentos de convivência e integração. O diretor-geral do Mauá, professor Nestor Raschen, valorizou a experiência. “Estamos muito felizes em sediar novamente este grande evento da Rede Sinodal. Ver a nossa escola repleta de músicos, vindos de tantas regiões, nos enche de alegria e gratidão.”

Grande Orquestra na sede do ENCORE em Santa Cruz do Sul/RS

Em ambas as sedes, o momento mais esperado foi a apresentação da Grande Orquestra, quando todos os instrumentistas subiram juntos ao palco, transformando diversidade em harmonia e emoção.

Um legado de fé e cultura

O diretor-executivo da RSE, Jonas Rückert, e a coordenadora pedagógica da RSE, Renati Fronza Chitolina, ressaltaram o caráter formativo do encontro. “Para além dos conteúdos em sala de aula, as escolas da Rede Sinodal se apoiam em uma sólida formação pautada em ética, solidariedade e senso de comunidade. Essa é a essência da educação luterana que abraçamos, que nos inspira a enxergar cada indivíduo como um ser único, com talentos e potenciais a serem cultivados para o bem comum.”

Assim, o 43º ENCORE reafirmou sua essência como elo entre escolas, corações e histórias, traduzindo na música a identidade da Rede Sinodal de Educação, marcada pela fé, pela tradição e pela comunhão.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Bonja e Colégio Mauá

Compartilhar
0
Ana Comunicação RS
Ana Comunicação RS

Posts Relacionados

28 de agosto de 2025

Faculdade IENH sedia 11º Congresso do Ensino Superior da Rede Sinodal de Educação


Leia Mais
11 de julho de 2025

Educação para a Diversidade pauta simpósio da Faculdade Instituto Ivoti e Rede Sinodal


Leia Mais
3 de julho de 2025

Encontro Nacional da Rede Sinodal reúne educadores em quatro sedes e fortalece a autoria docente


Leia Mais

Rua Amadeo Rossi, 467 – Prédio M / 2º Piso
+55 51 3590 3229
São Leopoldo – RS – 93030-220

2025 - Rede Sinodal de Educação.