• +55 51 3590 3229
  • secretariageral@redesinodal.com.br
logo_rede_sinodal-200pxicone_logo_rede_sinodallogo_rede_sinodal-mobilelogo_rede_sinodal-mobile
  • Home
  • A Rede Sinodal
  • Estrutura
  • Câmaras
  • Fale Conosco
  • Home
  • A Rede Sinodal
  • Estrutura
  • Câmaras
  • Fale Conosco
✕
Evento da Rede Sinodal de Educação reúne mais de 110 professores no Colégio Bonja
6 de maio de 2024
Colégio Froebel reúne professores da Educação Infantil para encontro nacional em Santa Catarina
27 de junho de 2024

Colégio Evangélico Panambi sediou evento nos dias 14 e 15 de junho

“Desafios e descobertas: explorando a interconexão entre Ciências da Natureza, Matemática e um mundo em transformação” foi o tema central do Encontro Nacional de Professores de Matemática e Ciências da Natureza. A programação integra o calendário de eventos da Rede Sinodal de Educação (RSE) e ocorreu nos dias 14 e 15 de junho no Colégio Evangélico Panambi (CEP), na cidade de Panambi/RS.

Encontro reuniu 140 pessoas e teve por objetivo a formação continuada dos professores, contribuindo para o aperfeiçoamento do fazer pedagógico

O encontro reuniu 140 profissionais da educação e teve por objetivo a formação continuada dos professores, contribuindo para o aperfeiçoamento do fazer pedagógico. O programa do evento contou com ciclo de palestras, entre elas “Articulando as inovações pedagógicas com as reais necessidades dos alunos”, com o professor Idelfranio Moreira de Sousa, gerente de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação; e “O que há de exato nas Exatas?”, com o professor Thiago Dutra de Araújo, do Sistema Anglo de Ensino.

Programa do evento contou com ciclo de palestras

Oficinas também oportunizaram muita troca de conhecimento: “Situações cotidianas socioambientais: ilustrando intervenções pedagógicas propositivas para potencializar o protagonismo de estudantes e professores”, com a professora Dra. Adriana Canova Motter e a professora Ma. Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber (SETREM); “O uso de textos científicos com enfoque na história das Ciências”, com a professora Dra. Fabiane de Andrade Leite e a professora Dra. Judite Scherer Wenzel (UFFS – Cerro Largo); “Elaboração de itens modelo ENEM: Matemática”, com o professor Lucas de Campos Mello e o professor Guilherme Abdalla (Sistema de Ensino Poliedro); “Elaboração de itens modelo ENEM: Ciências da Natureza”, com o professor Jeová Bastos e a professora Luciana Timoszczuk (Sistema de Ensino Poliedro); “Matemática e a Interdisciplinaridade: possibilidades de ensino e aprendizagem”, com a professora Dra. Cátia Maria Nehring, a professora Dra. Luana Henrichsen e a professora Ma. Viviane Roncaglio (UNIJUÍ); “Construindo uma sequência didática com base em habilidades e competências: Matemática”, com o professor Lucas de Campos Mello e o professor Guilherme Abdalla (Sistema de Ensino Poliedro); e “Construindo uma sequência didática com base em habilidades e competências: Ciências da Natureza”, com o professor Jeová Bastos e a professora Luciana Timoszczuk (Sistema de Ensino Poliedro).

Programação oportunizou oficinas com diferentes abordagens

As atividades ainda tiveram visitação às instalações do educandário; jantar de confraternização; momento cultural com apresentação do Conjunto Instrumental e Coro Cênico do CEP; compartilhamentos da Rede Sinodal de Educação por região, com apresentação do Colégio Sinodal Rui Barbosa, de Carazinho/RS (Região Missões); Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT), de Lajeado/RS (Região Centro); Colégio Sinodal da Paz, de Novo Hamburgo/RS (Região Meridional); e Colégio Cônsul Carlos Renaux, de Brusque/SC (Região Setentrional).

O encerramento do evento teve a mediação “O que levamos para as nossas escolas?”, com a coordenadora Pedagógica da RSE, Renati Fronza Chitolina, que valorizou a oportunidade de trocas por meio das vivências, ampliando o repertório dos professores para criarem novas estratégias para pensar e ensinar. “Destaque para quatro expressões que estiveram presentes ao longo dos dois dias: criatividade, problemas complexos, ondas de inovação e dados. Criatividade para resolver os problemas complexos que se apresentam na vida cotidiana, identificar e compreender as ondas de inovação e o impacto que causam nas nossas vidas e, por fim, a importância dos dados para desenvolver estratégias de aprendizagem. Como professores, precisamos aprender a lidar com uma das principais dores existenciais da humanidade: superar a aceleração da obsolescência de habilidades, uma vez que o conhecimento está disponível hoje para além da escola”, frisou Renati.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Evangélico Panambi

Compartilhar
0
Ana Comunicação RS
Ana Comunicação RS

Posts Relacionados

28 de agosto de 2025

Faculdade IENH sedia 11º Congresso do Ensino Superior da Rede Sinodal de Educação


Leia Mais
11 de julho de 2025

Educação para a Diversidade pauta simpósio da Faculdade Instituto Ivoti e Rede Sinodal


Leia Mais
3 de julho de 2025

Encontro Nacional da Rede Sinodal reúne educadores em quatro sedes e fortalece a autoria docente


Leia Mais

Rua Amadeo Rossi, 467 – Prédio M / 2º Piso
+55 51 3590 3229
São Leopoldo – RS – 93030-220

2025 - Rede Sinodal de Educação.