Evento reúne mais de 60 profissionais de educação da Região Meridional do Rio Grande do Sul
“Abordagens participativas na Educação Infantil” foi tema do Encontro Nacional de Professores de Educação Infantil da Rede Sinodal de Educação. O evento ocorreu nos dias 13 e 14 de setembro no Colégio Sinodal do Salvador, em Porto Alegre, e reuniu mais de 60 profissionais de educação da RSE da Região Meridional do Rio Grande do Sul.
Além do anfitrião, a capacitação contou com a participação de professores e coordenadores de Educação Infantil de outras 16 escolas: Sinodal Alfredo Simon, Sinodal da Paz, Sinodal Progresso, Sinodal Tiradentes, Pastor Dohms Alvorada, Pastor Dohms Higienópolis, Pastor Dohms Zona Sul, Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga (Duque), Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schafke, Colégio Evangélico Divino Mestre, IENH – Unidade Pindorama, IENH – Unidade Oswaldo Cruz, Instituto Ivoti, Sinodal São Leopoldo, Sinodal Portão e Sinodal Prado. A programação contou com palestras, oficinas e compartilhamentos de práticas pedagógicas.
Abordagens Participativas
Na conferência “Abordagens Participativas na Educação das Infâncias”, a professora Bruna Ribeiro, Doutora e Mestre em Educação, pedagoga e especialista em Educação Infantil, trouxe reflexões sobre o dia a dia com as crianças, “abrindo o olhar” para as pequenas coisas, as quais nomeou como “Miudezas”. “É preciso valorizar o que temos na simplicidade, como o olhar, o abraço, o afeto, os detalhes que passam despercebidos, deixar ser tocado pelas coisas, como os sons da natureza e a tudo o que ela nos convida a perceber, sentir, ver e tocar. Escutar, e não apenas ouvir as crianças, dando voz ao que elas querem nos dizer com suas palavras e, principalmente, ações. Respeitar as infâncias e considerar a criança como um sujeito de direitos, que também tem repertórios, que produz cultura, um ser autônomo capaz de realizar e construir diversas habilidades se assim permitirmos”, defendeu.
Vivência
A professora Nicole Cerbaro, Mestre em Didática, especialista em Educação Infantil, Gestão, Supervisão e Orientação, falou sobre suas vivências com a Educação Infantil, apresentando retrospectiva de todo trabalho desenvolvido com a Educação Infantil do Colégio Sinodal do Salvador, entre elas mudanças de propostas pedagógicas, concepção de criança e de infância. “Realizamos, de forma gradual, formações com os professores, almejando ampliação de repertório e mudanças de paradigmas referentes ao trabalho que deve ser feito com a Educação Infantil. Foi um processo longo, mas hoje percebemos o resultado”, explicou.
Oficinas
A programação de oficinas foi realizada pelos anfitriões e abordaram Musicalização, com o professor Márcio Leonini; Laboratório de Ciências, com a professora Elisabete Becker; Educação Tecnológica, com a professora Sílvia Nunes; Jogos de Regras, com o professor Hélber Vieira; e Espaços Afetivos, com as professoras Tábata Vieira, Camila Morosin, Cristina Gasparotto, Cláudia Touguinha e Aline Ritter. Os trabalhos contaram com apresentações de práticas pedagógicas desenvolvidas com as crianças da Educação Infantil no Colégio Sinodal do Salvador.
Compartilhamentos
O compartilhamento de práticas pedagógicas contou com explanação de representantes de cinco escolas da Rede Sinodal, que também fazem parte da Região Meridional: Caroline Bender, da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH Unidade Pindorama, compartilhando sobre “Parceria escola e família no processo de adaptação”; Eduarda Fragoso, da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH Unidade Oswaldo Cruz, compartilhando sobre “Projetos investigativos e a escuta das crianças”; Ana Paula Conceição dos Santos, da Unidade de Educação Infantil Duque de Caxias, compartilhando sobre “Onde moram as emoções”; Jaqueline Becker, do Colégio Sinodal São Leopoldo, compartilhando sobre “Contextos brincantes e a aprendizagem na infância”; e Caroline Muller Wallauer, do Colégio Sinodal Dorothea Schafke, compartilhando sobre “Projeto de leitura: viajando pelas histórias”.
A programação do Encontro Nacional de Professores de Educação Infantil da Rede Sinodal de Educação ainda teve a participação de parceiros para exposição de materiais, brinquedos e jogos pedagógicos para conhecimento (aluguel), compra e venda de produtos.
Pesquisa de avaliação aplicada junto aos participantes ao fim do evento destacou que 100% dos respondentes saiu satisfeito e com as expectativas atendidas quanto à organização geral do evento, com elogios à organização, à acolhida e à empatia, além de sugestões.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Sinodal Salvador / Livia Junges