No período de 24 a 27 de janeiro ocorreu a 11ª edição do curso Estudos Avançados em Educação da Rede Sinodal. A formação ocorreu no Centro de Eventos Rodeio 12, na cidade de Rodeio/SC. O tema “Liderança” pautou os trabalhos, cuja programação contou com meditações, palestras e atividades em grupo, em 40 horas numa metodologia de imersão, proporcionando intenso convívio entre os participantes e profunda reflexão sobre a temática proposta.
A formação foi organizada pela RSE com o apoio do professor Dr. Manfredo Wachs. Teve por objetivos conhecer a história da Rede e refletir sobre a prática pedagógica nas instituições; atualizar os conhecimentos na área educacional; fomentar a busca pela aprendizagem contínua e aperfeiçoamento; identificar e formar novas lideranças.
Dirigida a profissionais das escolas em rede que demonstram perfil e que estejam aptos a, futuramente, assumir funções de liderança, a qualificação contou com 57 participantes de escolas das quatro regiões onde há educandários associados à Rede Sinodal: Missões, Meridional, Centro e Setentrional (RS, SC, PR, MT e SP).
“A formação é importante para ampliar a visão sobre a Rede Sinodal de Educação, construir conhecimentos por meio de metodologias que nos permitam desenvolver estratégias para pavimentar o caminho do futuro educacional e da escola que desejamos em Rede. Avaliamos de forma positiva a partir das considerações dos participantes e palestrantes, num evento acolhedor, esclarecedor e motivador, com vivências, momentos de reflexão, afeto e trocas que mostraram o propósito pelo qual estamos em Rede. Enquanto organizadora do evento, a Rede Sinodal de Educação acredita ter atingido os objetivos propostos”, destaca a coordenadora pedagógica da RSE, Renati Fronza Chitolina, acrescentando que o evento pode ser reeditado em 2025, embora regularmente ocorra a cada dois anos.
Wachs ressalta que essa qualificação está inserida no planejamento estratégico da Rede Sinodal no que tange à formação e capacitação de lideranças, docentes e colaboradores da instituição. “A última edição havia sido realizada em janeiro de 2023, sempre com a participação de outros representantes indicados pelas escolas. A avaliação foi muito positiva em todos os quesitos, tanto na questão temática e palestrantes quanto na organização e dinâmica da imersão no espaço afastado”, enaltece.
O que estão dizendo…
“A formação foi excelente, dias de muito estudo, reflexões e provocações à cerca da nossa profissão, tudo num lugar em meio à natureza. Todos os profissionais das escolas da RSE deveriam participar dos Estudos Avançados, pois a partir dele entendi com mais clareza os valores educacionais ligados a Lutero e o porquê de estar nesse espaço educacional é importante para mim, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Fazer Educação, para Lutero, está ligado ao bem do outro, onde nosso fazer está a serviço de todos, com afeto, dedicação, resiliência e alegria. Foi ele quem disse ‘há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem’.”
Márcia Cristina Asquidamini Horst – Professora dos Anos Iniciais no Colégio Teutônia (Teutônia/RS)
“Os Estudos Avançados me proporcionaram um olhar sobre a formação dos profissionais, professores e coordenadores, que emerge como uma pedra angular na construção de uma sociedade educada, capacitada e próspera. Foi possível compreender que os educadores não apenas transmitem conteúdos, mas moldam mentes, desenvolvem habilidades e inspiram sonhos. Foi muito além da mera transmissão de técnicas pedagógicas, abrangeu a compreensão profunda do processo de aprendizagem, o domínio dos conteúdos a serem ensinados, a habilidade para lidar com a diversidade e inclusão, assim como a capacidade de adaptação às novas tecnologias e metodologias educacionais. Não posso deixar de ressaltar a tarde proporcionada pela Sra. Renati, que demonstrou o quanto a coordenação educacional é um pilar essencial para o funcionamento eficaz de uma escola. Dentro das nossas rotinas buscamos promover a colaboração, definindo metas claras, resolvendo conflitos e criando um ambiente de aprendizagem estimulante e inclusivo.”
Sabrina Tinfer – Coordenadora de Matemática e Ciências da Natureza do Colégio Froebel (São Bento do Sul/SC)
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Rede Sinodal de Educação / Arquivo Pessoal