
Evento on-line foi sediado pela Escola Barão do Rio Branco, de Blumenau/SC
No dia 24 de outubro ocorreu a 14ª Amostra de Vídeos da Rede Sinodal de Educação (Amovise), tendo como escola-sede a Escola Barão do Rio Branco, de Blumenau/SC. Realizado de forma on-line, o evento reuniu produções audiovisuais criadas por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas da RSE.

A Amovise tem como propósito despertar a criatividade e promover a sensibilidade artística e cinematográfica dos estudantes, incentivando a expressão de ideias, reflexões e percepções por meio da produção de curtas-metragens. A mostra também busca dar visibilidade ao trabalho desenvolvido na área cinematográfica e qualificar a atuação das instituições educacionais na formação de jovens criadores.
Participaram da edição de 2025 estudantes da Escola Barão do Rio Branco, Colégio Pastor Dohms, Colégio Sinodal da Paz, Colégio Evangélico Martin Luther, Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) e Colégio Evangélico Alberto Torres.
“A Amovise é de extrema importância para todas as escolas e estudantes, pois valoriza os trabalhos feitos em sala de aula ou em atividades complementares realizadas pelos estudantes. Desperta a criatividade e o interesse pelo cinema e pelas artes visuais. A Escola Barão ficou muito feliz em poder sediar o evento, mesmo que de forma on-line”, destacou o diretor Marcos da Silva.

Mais do que uma mostra de vídeos, a Amovise representa um espaço de troca de experiências, expressão juvenil e integração entre as escolas da Rede Sinodal. A arte, vivida diariamente pelos estudantes, seja em documentários, postagens nas redes sociais ou expressões da cultura pop, encontra na Amovise um palco privilegiado para se manifestar em toda sua essência criativa e transformadora.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Escola Barão do Rio Branco