


Entre tradição e futuro, a Rede Sinodal de Educação (RSE) realiza, nos dias 12 e 13 de setembro, a edição 2025 das Trilhas de Aprendizagem. A formação envolve equipes de gestão e direção, coordenadores, orientadores pedagógicos e docentes de diferentes escolas da Rede. Após cinco módulos virtuais realizados mensalmente desde maio, o encerramento ocorre com encontro presencial no Instituto Ivoti, em Ivoti/RS, reunindo cerca de 70 participantes (dos 86 que integraram a formação ao longo do ano) em dois dias de reflexões, palestras e práticas colaborativas.
Três trilhas, múltiplas perspectivas

As Trilhas foram organizadas em três grandes áreas temáticas. A primeira, “Educação e Inteligência Artificial: explorando novas fronteiras do conhecimento através do humanismo digital”, mediada pelos professores Jeferson Rodrigo Kern, diretor do 7º ao 9º ano do BONJA Clássico e Connect, e Felipe Ricardo Lovemberger, coordenador pedagógico do 7º ao 9º ano do BONJA Connect, capacitou educadores para compreender e aplicar a Inteligência Artificial na educação de forma ética, crítica e inovadora. O objetivo foi integrar a tecnologia como ferramenta pedagógica estratégica, promovendo personalização do ensino, pensamento crítico e equidade no acesso digital.

Na trilha “Documentação pedagógica: intencionalidade docente e visibilidade aos processos de aprendizagem”, conduzida pelas professoras Dra. Raquel Dilly Konrath, pedagoga, supervisora e coordenadora nas Faculdades Instituto Ivoti, e Thaise Spaniol, pedagoga e coordenadora da Unidade de Educação Infantil SETREM, os participantes refletiram sobre a importância da documentação como prática para evidenciar a ação docente e as aprendizagens. Foram explorados instrumentos como registros escritos, fotografias, vídeos, diários de bordo e portfólios, reforçando o planejamento intencional e a visibilidade dos processos educativos.

Já a trilha “Liderança e formação de equipes de alto desempenho”, mediada pela professora Dra. Marguit Carmen Goldmeyer, abordou a identidade do líder escolar e a construção de ambientes colaborativos. A proposta incluiu reflexões sobre ética, comunicação, gestão de equipes, inovação, tomada de decisão e implementação de projetos estratégicos voltados ao impacto humano e à sustentabilidade nas instituições da Rede.
Pensar futuros para agir no presente
A programação da sexta-feira (12) teve como destaque o workshop “Design de futuros”, conduzido pelo doutor em Educação, professor Paulo Tomazinho. Ele destacou que inovação não se restringe a pessoas, mas nasce das experiências que evoluem dentro da escola. “Precisamos pensar inovação não apenas como pessoa, mas considerar o que vem da sala de aula, da gestão, experiências que evoluem pela escola e entre outras escolas da Rede”, disse.

Para Tomazinho, o futuro não deve ser visto como previsão, mas como construção contínua. “É preciso agir a cada dia, com consistência, que ao fim do processo teremos uma transformação que mantém valores e tradição, oportunizando a evolução de forma contínua. O design de futuros é imaginar para agir com intencionalidade.”
À tarde, os grupos trabalharam com estudos de caso e construções práticas relacionadas às Trilhas. No sábado (13), a programação segue com a apresentação dos trabalhos e a palestra “Conexões humanas e processos inteligentes: desenhando futuros possíveis na educação da Rede Sinodal de Educação”, ministrada pelo professor Manfredo Wachs, doutor em Teologia.
Vozes da Rede
Na abertura do encontro, a coordenadora pedagógica da RSE, Renati Fronza Chitolina, enfatizou o caráter estratégico da formação. “Acreditamos na proposta apresentada para trilhar caminhos e possibilidades para as escolas e como profissionais, trazendo tendências e desenhando futuros que falamos muito ao longo deste ano. Nos tornarmos estratégicos é saber que resultados queremos alcançar a partir do que trabalhamos.”
O diretor do Instituto Ivoti, Junior Tiago Ben, também saudou os participantes, os chamados “trilheiros”. “O objetivo é mantermos o que já há de bom e buscarmos a evolução, com foco na melhor formação com excelência para nossas equipes e, consequentemente, para nossos estudantes. Recebemos em Ivoti pessoas com brilho no olhar, que fazem a diferença.”

Continuidade e fortalecimento
As Trilhas de Aprendizagem tiveram sua primeira edição em 2022. A cada ciclo, os temas são definidos a partir das principais demandas levantadas no planejamento da RSE e de seus educandários, fortalecendo a identidade da Rede, que une tradição, excelência e inovação.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester