Evento da Rede Sinodal de Educação ocorreu em Ijuí/RS
Nos dias 16 e 17 de agosto a Capital Nacional e Mundial das Etnias, Ijuí/RS, sediou o 18º Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação e Representantes de Mantenedoras. O encontro ocorreu no Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP) e reuniu líderes educacionais para discutir os desafios e oportunidades no atual cenário da educação, com troca de experiências e construção conjunta de soluções inovadoras, reafirmando o compromisso das instituições com a excelência educacional e a inovação, promovendo um ambiente de aprendizado e colaboração para enfrentar os desafios da educação no século XXI
Na reflexão sobre a importância da educação em um contexto de constantes mudanças, destaque para a palestra do especialista em produção de conteúdo e assessoria em escolas, Raphael Rocha Dias, da EMME Agência, que abordou o tema “Marketing e marca: como a qualidade dos serviços educacionais impactam o valor de uma instituição escolar”.
O doutor em Engenharia de Produção, especialista em Coordenação Pedagógica e Gestão da Educação, Daniel Quintana Sperb, com vasta experiência em gestão universitária e inovação na educação, trouxe uma abordagem sobre os “F4 – Fatores essenciais para a gestão escolar”.
Entre os temas trabalhados ainda estiveram “Microdados e reputação acadêmica”, com o professor, escritor, gerente executivo de Ensino e Inovações Educacionais, Idelfrânio Moreira, e a coordenadora pedagógica da Rede Sinodal, Renati Chitolina; e “Navegando na era da disrupção: oportunidades e desafios para a economia e a educação”, apresentado por Moreira.
Além das palestras, a programação incluiu momentos culturais, com apresentação do Conjunto Instrumental do CEAP e a participação do Coro Infantil. O Seminário também ofereceu espaços para debates sobre temas cruciais para o futuro das instituições de ensino da Rede Sinodal, destaque para workshops e visitas institucionais.
O encontro igualmente contou com espaço para o planejamento estratégico, com a apresentação do calendário de eventos para 2025 e discussões sobre estudos avançados e novas abordagens pedagógicas. Os representantes de mantenedoras tiveram momento para olharem para números e dados da Rede Sinodal e participaram da explanação sobre documentos que orientam e sustentam a associação de escolas afiliadas.
O diretor do anfitrião CEAP, Aldair Kronbauer, enfatizou que o Seminário reforçou a crença de que educação de qualidade se constrói com a união de esforços, inovação e busca constante pelo aprimoramento. “Estamos saindo deste encontro com novas perspectivas e estratégias que certamente fortalecerão nossas práticas educacionais e o futuro de nossas instituições.”
O diretor executivo da RSE, Jonas Rückert, observou que o Seminário reafirmou o compromisso da Rede com a excelência educacional e a inovação. “Saímos daqui não apenas com novas ideias, mas com a certeza de que estamos no caminho certo para fortalecer ainda mais nossas instituições”, disse, reconhecendo, ainda, o trabalho voluntário dos representantes em suas mantenedoras, bem como todos os seus pares, ^neste modelo de escolas de caráter comunitário, de gestão privada e confessional, como marca de nossa condição histórica e presente^.
A secretária adjunta de Educação de Ijuí, Luciana Deutschmann, destacou a importância do evento para a cidade. “Receber este seminário nacional foi uma honra para Ijuí. Vimos aqui um exemplo de como a educação pode transformar vidas e comunidades.”
TEXTO – Leandro Augusto Hamester e Lara Elisane Silva
CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação CEAP / Lara Elisane Silva e Divulgação RSE / Mirna Bencke Petry