Ciclo de palestras e oficinas reúne professores no Instituto Sinodal da Paz
27 de abril de 2023
Grupo de Apoio Pedagógico propõe atividades formativas para 2024
17 de maio de 2023

Colégio Gaspar Silveira Martins sedia Encontro Nacional da Rede Sinodal de Educação.

Gestão humanizada pauta evento com equipes administrativas em Venâncio Aires

O Colégio Gaspar Silveira Martins, de Venâncio Aires, com apoio da Rede Sinodal de Educação, realizou o Encontro Nacional de Equipes Administrativas da Rede Sinodal de Educação (ENEA 2023), nos dias 11 e 12 de maio. Com o tema “Gestão humanizada: criando novas histórias”, o evento iniciou na quinta-feira, data do aniversário de 132 anos da cidade, e teve continuidade na sexta-feira.

Objetivando entusiasmar equipes administrativas para o trabalho qualificado e de excelência dos profissionais técnicos administrativos, a programação contou com ciclo de palestras e oficinas. O evento reuniu cerca de 150 pessoas, entre administradores, tesoureiros, bibliotecários, secretários, recepcionistas, gestores de Recursos Humanos, responsáveis pelas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação das escolas que integram a Rede Sinodal de Educação.

Comportamento e comunicação

A palestra inaugural, “Ouse ir além”, foi proferida pelo professor e mentor Rodrigo Annunciação, com experiência na liderança de equipes comerciais e operacionais.

Em seguida o mestre em aspectos cognitivos e emocionais do envelhecimento, Dr. Guilherme Nogueira, abordou o tema “Aspectos neurocientíficos do comportamento humano: as contribuições das neurociências para a gestão administrativa nos espaços escolares”. Ele frisou que as pessoas são influenciadas pelos ambientes e pelas vivências. “A cultura institucional se ancora na qualidade dos relacionamentos. Precisamos ampliar os nossos limites para entender o outro. Aprendemos muito mais pela observação”, disse.

Nogueira também falou de felicidade. “Um cérebro feliz produz e libera neuroagentes que colocam os pensamentos e atitudes num curso positivo e pró-social. A atividade de circuitos neurais responsáveis pela sensação de felicidade e bem-estar inibe a atividade de circuitos de dor e sofrimento”, explicou.

A relações públicas Liesel Dick, especialista em Formação Pedagógica e Marketing Público, proferiu a palestra “Time forte: comunicação estratégica”. De maneira prática, ela resumiu: “ação sem comunicação é confusão; comunicação sem ação é enrolação; ação sem planejamento é sofrimento; planejamento sem ação é ilusão”.

Cases de sucesso e oficinas

A programação também teve momento especial para apresentação de cases de sucesso. Foram compartilhadas experiências de gestão da Escola Barão do Rio Branco, de Blumenau/SC, sobre captação e retenção de estudantes; do anfitrião Colégio Gaspar Silveira Martins, sobre ações na biblioteca; do Colégio Martin Luther, de Estrela, com indicadores de performance na construção do desenvolvimento escolar; e do Colégio Ipiranga, de Três Passos, sobre estratégias de captação e prospecção.

Oficinas segmentadas e especialmente dirigidas aos profissionais dos diferentes segmentos e equipes administrativas também contribuíram para a formação do grupo. Foram abordadas questões como habilidades do administrador no atual cenário, gestão de custos e precificação, contadores de histórias, gestão do tempo, técnicas de atendimento – como resolver conflitos, gestão por competências – como desenvolver a carreira no ambiente escolar, e gestão de TI para educação.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

LEGENDAS DAS FOTOS

2 – Dr. Guilherme Nogueira abordou o tema “Aspectos neurocientíficos do comportamento humano: as contribuições das neurociências para a gestão administrativa nos espaços escolares”

6 – Liesel Dick proferiu a palestra “Time forte: comunicação estratégica”

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Rede Sinodal de Educação/Franklin Piran Becker