Instituições de ensino de São Leopoldo, Campo Bom e Novo Hamburgo receberam cerca de 800 jovens instrumentistas e coralistas
Emoção, ritmo, afinação, harmonia, inúmeras são as expressões para definir o que foram os três dias do 42º Encontro Nacional de Conjuntos Instrumentais (Encore) e 23º Encontro Nacional de Corais (Encorse) da Rede Sinodal de Educação. Os eventos ocorreram em três sedes no Vale dos Sinos, próximo à Região Metropolitana de Porto Alegre/RS, nos dias 29, 30 e 31 de agosto: Encore no Instituto Rio Branco, em São Leopoldo, e no Colégio Sinodal Tiradentes, em Campo Bom; e Encorse no Colégio Sinodal da Paz, em Novo Hamburgo.
Mais de 25 escolas da Rede que desenvolvem projetos de corais e conjuntos instrumentais, vindas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, participaram da vasta programação. Ensaios, apresentações individuais dos grupos escolares e o ápice da programação, com cerca de 800 instrumentistas e coralistas no concerto de encerramento realizado no Ginásio Municipal Celso Morbach, em São Leopoldo, foram ingredientes de mais esse capítulo de eventos históricos da RSE. A solidariedade também marcou o encerramento das atividades na noite de sábado, reunindo mais de 3,1 mil pessoas, com entrada gratuita e arrecadação de alimentos em doação.
A temática do Encore e do Encorse esteve relacionada aos 200 anos da presença Luterana e ao bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, celebrados em 2024. A programação oportunizou a integração de estudantes instrumentistas e coralistas, dando visibilidade e qualificando o trabalho desenvolvido na área musical pelas escolas da RSE, além de fortalecer a identidade Evangélico–Luterana das instituições, que têm como importante característica a valorização da música, do canto e das artes. Mais que o aprimoramento de suas habilidades técnicas, os jovens também puderam construir pontes de amizade e cooperação.
“A música e o canto enriquecem a formação e ampliam as possibilidades dos estudantes, são meios valiosos de celebração cultural e união da comunidade escolar. Nos trazem leveza, animam nossos corações. Encore e Encorse são eventos de referência na Rede Sinodal de Educação, que revelam talentos dos nossos estudantes e valorizam o trabalho desenvolvido pelos professores, uma celebração da educação, uma vez que a música e o canto são propósitos educativos em nossas escolas”, destacam o diretor executivo da RSE, Jonas Rückert, e a coordenadora pedagógica Renati Fronza Chitolina, enaltecendo ainda os 200 anos da Imigração Alemã e da presença Luterana no Brasil. “Todo esse legado musical das escolas da Rede Sinodal é, também, herança desse movimento.”
Os educandários manifestaram gratidão pela oportunidade de sediarem os eventos e agradeceram à comunidade escolar pela hospedagem. As diretoras das escolas sede, Silvia Korndoerfer Rangel, do Colégio Sinodal Tiradentes; Juliane Prediger, do Colégio Sinodal da Paz; e Taciana Feldmann, do Instituto Rio Branco, resumem o sentimento de terem acolhido os estudantes, citações que valem o registro: “Foi uma grande alegria receber tantos jovens musicistas e cantores. Nossas instituições ficaram cheias da energia deles, que ocuparam todos os espaços com muita alegria e diversão. Foi um privilégio sermos sede desses eventos grandiosos, que mostraram o talento desses jovens e a força que a música tem na Rede Sinodal”; “A comunidade escolar não mediu esforços para acolher os estudantes com toda atenção e carinho. Momentos inesquecíveis que ficarão guardados no coração de todos”; e “Somos gratos a Deus pela possibilidade de retomar as atividades após as cheias no Vale dos Sinos e realizar eventos dessa potencialidade em favor de nossos estudantes”.
Ao tempo em que os dias passam, fica a saudade dos acordes e da conivência fraterna que marcou essas edições de Encore e Encorse, enaltecendo os 200 anos de Presença Luterana no Brasil e o bicentenário da Imigração Alemã.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Sinodal da Paz