TRILHAS DE APRENDIZAGEM: PREPARANDO PARA A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

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CURSO DE EXTENSÃO 

Rede Sinodal de Educação

Folder em PDF – Clique Aqui.

PÚBLICO ALVO:

– Equipes Pedagógicas e de apoio (Coordenações Pedagógicas, Orientações Educacionais, Psicóloga(o), Psicopedagoga(o), Direções, Pastorais). 

OBJETIVOS:

– Compreender o cenário atual da educação e da Rede Sinodal de Educação; 

– qualificar lideranças para o exercício da gestão pedagógica;

– refletir sobre as competências e habilidades das equipes pedagógicas como um todo e suas especificidades, conforme função exercida;

– debater, compartilhar e analisar experiências, provocando a busca de alternativas para o seu contexto;

– instigar estudos acerca das temáticas que serão abordadas, buscando ampliação dos conhecimentos e, consequentemente, a inovação;

METODOLOGIA DO CURSO:

– Curso com 5 trilhas e 3 encontros coletivos, sendo dois presenciais. 

– Modalidade híbrida (presencial, síncrono e assíncrono).

– Trabalhos em grupos, estudos de caso, compartilhamentos de experiência… 

– Pesquisa in loco, na sua prática.

– Partilha da pesquisa desenvolvida no seu contexto para a apresentação no encontro geral final, com proposta de intervenção (estilo Simpósio de Práticas).

MEDIAÇÃO DO CURSO:

As trilhas serão organizadas e mediadas por professoras das IES da Rede Sinodal, especialistas das áreas em estudo. Além das mediadoras, em cada trilha estarão participando profissionais convidados, estudiosos da área.

CRONOGRAMA:

– Março a Novembro de 2022.

– 25 de março (13h30min às 16h30min): encontro síncrono, com todo o grupo/todas as trilhas. 

– 19 e 20 de agosto (sexta-feira manhã e tarde e sábado até ao meio-dia): encontro intermediário presencial com todo o grupo. Local: Instituto Ivoti.

– 19 de novembro (das 8 às 17h): encontro presencial, com todo o grupo. Local: Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH)

– Total de 100h, sendo que 78 horas serão combinadas conjuntamente com as mediadoras de cada trilha.

CUSTOS:

– R$ 500,00 por trilha, não inclusos os valores de hospedagem e refeições durante os encontros presenciais. 

– O valor será cobrado das escolas participantes pela Secretaria Geral da Rede Sinodal de Educação.

Obs.: Há a possibilidade de inscrever-se em mais de uma trilha. As mediadoras ficarão atentas para que as datas não se sobreponham.

PRAZO DAS INSCRIÇÕES:

Preferencialmente, até o dia 23 de dezembro de 2021. Casos excepcionais serão considerados até dia 14 de janeiro de 2022. As inscrições devem ser feitas pelo Google Forms, pelo seguinte link: https://forms.gle/K6JGHvPrJQK6He4K9

TRILHAS:

Trilha 1: Desatando os nós da avaliação: (re)significando práticas pedagógicas

Mediadora: Ma. Bárbara Vier Mengue (Instituto Ivoti)

Ementa: Nesta trilha faremos uma retomada dos pressupostos legais que envolvem o processo avaliativo e suas implicações para o ensino. Transitaremos pelos diferentes tipos de avaliação, instigando a reflexão sobre a concepção de avaliação da instituição de ensino em que os participantes atuam e partilhando experiências sobre a organização da documentação pedagógica. Discutiremos a avaliação de habilidades e competências, problematizando aspectos que estão a ela relacionados, como: a avaliação baseada em evidências, critérios e instrumentos de avaliação, a expressão de resultados do processo avaliativo, o uso de rubricas, os estudos de recuperação e a importância do feedback pedagógico. Refletiremos sobre as avaliações externas e a avaliação institucional, compartilhando práticas que possibilitem utilizá-las como ferramenta para o monitoramento e o direcionamento das práticas pedagógicas.

Trilha 2: Educação inclusiva e escola acolhedora 

Mediadora: Ma. Sinara da Silva Emmel (Colégio Sinodal do Salvador)

Ementa: Refletiremos sobre o contexto da educação especial e inclusiva, desenvolvendo estudos pautados no conhecimento e compartilhamento de experiências. Possibilitaremos aos participantes um espaço de conhecimento e compreensão das políticas públicas da educação especial e inclusiva nos diferentes contextos da educação. Apresentaremos os campos de atuação envolvidos no Atendimento Educacional Especializado, contextualizando os processos e desafios do desenvolvimento da aprendizagem e da gestão de uma sala de aula inclusiva. Discutiremos alternativas de atendimento educacional especializado que garantam o direito a uma educação personalizada com respeito às diferenças.

Trilha 3 – Espiritualidade e desenvolvimento socioemocional

Mediadora: Ma. Juliana Aparecida Bohn (Instituição Evangélica de Novo Hamburgo)

Ementa: Considerando o contexto de complexidade que o século XXI nos apresenta, é imprescindível que as equipes pedagógicas das escolas busquem uma reflexão sobre espiritualidade e desenvolvimento socioemocional, temáticas que podem dar suporte frente às demandas que se apresentam no cotidiano escolar. Através de um trabalho de autoconsciência e busca de sua própria espiritualidade, a trilha construirá ferramentas de suporte e auxílio para que o “caminhante” consiga lidar de forma mais saudável e assertiva com os processos relacionais que envolvem toda a comunidade escolar.

Trilha 4 – Liderança inspiradora: gerando engajamento e performance em tempos de transformações

Mediadora: Drª Marguit Goldmeyer (Instituto Ivoti)

Ementa: Na presente trilha, contemplaremos e compreenderemos o significado e a relevância da cultura organizacional com foco em uma gestão eficiente de indicadores e voltada à inovação. Refletiremos sobre a necessidade do estabelecimento de propósitos claros, criação de um time engajado e alinhado com valores da instituição. Transitaremos por diferentes dimensões da gestão sistêmica, entre elas: autoconhecimento, relações interpessoais, tipos de gestão, pacto coletivo entre pais e famílias, gestão do tempo, avaliação institucional e feedback e formação continuada de docentes. Toda caminhada terá o diálogo como parceiro norteador de compartilhamentos, estudos, análises e criações compartilhadas.

Trilha 5 – Práticas disruptivas: novos caminhos para a escola do futuro

Mediadora: Drª Renati Chitolina (SETREM)

Ementa: Na trilha, buscaremos a compreensão sobre a inovação na prática pedagógica através do estudo do papel das metodologias ativas no ensino presencial e online. Entenderemos o papel e a importância da inovação na prática pedagógica mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), e a relação com os ambientes de aprendizagem disruptivos e os novos designs para a sala de aula. Discutiremos a necessidade da revisão dos currículos, o papel do planejamento para atingir objetivos, o potencial das estratégias de ensino, dos recursos didáticos e do desenvolvimento do conteúdo e os novos olhares para a avaliação, baseados na inovação. Estudaremos as bases teóricas da nova educação para compreender, planejar e aplicar metodologias disruptivas de ensino e aprendizagem.
COORDENAÇÃO GERAL: Coordenação Pedagógica da Rede Sinodal de Educação