Representando dez escolas, 93 profissionais participam de evento no Colégio Sinodal Rui Barbosa
A Rede Sinodal de Educação (RSE) terá quatro edições do Encontro Nacional de Professores de Educação Infantil em 2024. Organizados geograficamente, os educandários já participaram dos eventos da Região Centro, no Colégio Evangélico Alberto Torres, de Lajeado/RS, nos dias 19 e 20 de abril; da Região Setentrional, no Colégio Froebel, em São Bento do Sul/SC, nos dias 21 e 22 de junho; e da Região Missões, no Colégio Sinodal Rui Barbosa, em Carazinho/RS, no último fim de semana, dias 28 e 29 de junho. O quarto encontro ocorre no segundo semestre na Região Meridional, quando os docentes estarão no Colégio Sinodal do Salvador, em Porto Alegre, nos dias 14 e 15 de setembro.
O evento em Carazinho reuniu, além do anfitrião Colégio Sinodal Rui Barbosa, professores e coordenadores de Educação Infantil de outras nove escolas: Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, de Horizontina/RS; Colégio Evangélico Augusto Pestana, de Ijuí/RS; Colégio Evangélico Panambi, de Panambi/RS; Colégio Evangélico Rui Barbosa, de Giruá/RS; Colégio Ipiranga, de Três Passos/RS; Colégio Sinodal Ibirubá, de Ibirubá/RS; Escola Sinodal Sete de Setembro, de Não-Me-Toque/RS; Instituto Sinodal da Paz, de Santa Rosa/RS; e Sociedade Educacional Três de Maio, de Três de Maio/RS. Ao todo foram 93 profissionais da educação participantes.
A programação contou com palestras, oficinas e compartilhamentos. “Foi um momento de escuta, de trocas e reflexões sobre as aprendizagens visíveis e invisíveis no cotidiano escolar. Uma oportunidade para as escolas de Educação Infantil da Rede Sinodal conectarem-se ainda mais a uma pedagogia de continuidade para as crianças”, avalia a coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio Sinodal Rui Barbosa, Evelin Maria Klein Dazzi.
Entre as explanações estiveram os temas “Abordagens participativas na Educação Infantil” e “Vivências, sensibilidade e experimentações para nos manter em voo”, com a Doutora em Educação, Bruna Ribeiro; “Docências Brincantes: contribuições da estimulação precoce à docência na Educação Infantil”, com a psicóloga, psicanalista, Mestre em Educação, especialista em Estimulação Precoce e membro da Rede-Bebê RS, Vivian Nolasco; e “Construindo caminhos por meio das abordagens participativas e da proposta de valor para as Escolas em Rede”, com a coordenadora Pedagógica da RSE, Renati Fronza Chitolina.
Entre os compartilhamentos estiveram “Musicalizando: melodia, ritmo e harmonia”, com o professor Marcelo Lima; e “Entre o real e o ideal: inspirações para um cotidiano potente com bebês e crianças”, com a equipe da Educação Infantil da Sociedade Educacional Três de Maio.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Sinodal Rui Barbosa