Evento reuniu equipes pedagógicas em Panambi/RS e destacou temas como IA, criatividade, neurociência e protagonismo estudantil
Com o tema “Coordenação Pedagógica em contexto: formação de lideranças educacionais para a transformação da aprendizagem”, o XXVI Encontro Nacional de Equipes Pedagógicas da Rede Sinodal de Educação foi realizado nos dias 30 e 31 de maio, no Colégio Evangélico Panambi (CEP), em Panambi/RS. O evento reuniu gestores educacionais, coordenadores pedagógicos, psicólogos, orientadores educacionais e integrantes de equipes pedagógicas de instituições da Rede.
A programação, definida pelo Grupo de Apoio Pedagógico (GAP), foi construída a partir das sugestões dos participantes da edição anterior e das demandas identificadas pelas equipes pedagógicas. A proposta equilibrou teoria e prática, estimulando a troca de experiências entre os profissionais. O encontro alcançou seus objetivos e foi avaliado como altamente proveitoso pelos participantes.
Entre os principais momentos do evento, esteve a palestra “O futuro da educação: IA como parceira da Gestão Pedagógica”, com o professor Vinícius Serafim, mestre em Ciência da Computação, que abordou o papel da inteligência artificial como apoio à tomada de decisões pedagógicas. Na sequência, a professora e pesquisadora Carla Tieppo, doutora em Neurofarmacologia, falou sobre “Neurociência e Educação: desvendando o protagonismo estudantil para melhorar o desempenho e a reputação acadêmica”, trazendo evidências científicas sobre como o engajamento dos estudantes pode ser estimulado por meio de estratégias que respeitam o funcionamento do cérebro.
Outro destaque foi a palestra “Criatividade organizacional e liderança”, com o pesquisador Rodrigo de Barros, mestre em Engenharia Organizacional e doutorando em Criatividade e Inovação. Para ele, “inovação é um fenômeno” e precisa ser cultivada por meio de programas estruturados, como a “Teia Criativa”, iniciativa baseada em suas vivências e estudos sobre o tema. “Empresas, cooperativas, organizações globais e nacionais de diversos portes e segmentos, cada uma com sua história, cada uma com seu jeito de ser, necessitam de pessoas mais criativas, lideranças mais didáticas e uma cultura de inovação sustentável. Nada supera o potencial da criatividade humana”, afirmou, ressaltando que criatividade e inovação “vão muito além do clássico ‘pensar fora da caixa’”.
O evento também contou com os chamados “Espaços de Inspiração”, que trouxeram reflexões sobre a gestão educacional a partir de diferentes perspectivas, como “Dados avaliativos: o caminho para uma educação baseada em evidências”, com a professora Maíra Miranda Portela; “Do planejamento à prática: gestão escolar como pilar da educação inclusiva”, com a professora Laryssa de Souza Goulart; “Inteligência Artificial”, novamente com Vinícius Serafim; “O novíssimo Ensino Médio e as mudanças no ENEM”, com o professor Vinícius Beltrão; e “Construtividade na Educação Infantil: a força dos materiais inteligentes no planejamento pedagógico”, com a psicóloga Adriana Amadio.
A programação incluiu ainda visitação aos espaços do Colégio Evangélico Panambi e a apresentação de experiências pedagógicas de escolas da Rede. Entre os cases compartilhados, estiveram a proposta “Desempenho acadêmico, empenho com a vida: avaliação integral dos sujeitos”, apresentada por Bruno Cavalheiro e Fabiele Spohr, do Colégio Martin Luther, de Estrela/RS, e “Currículo internacional bilíngue IENH: trajetória e implantação”, com Aline Baioto Lunkes, Célia Maria dos Reis Corrêa e Vanessa Marikelly Vauchinski, do IENH, de Novo Hamburgo/RS.
O diretor do Colégio Evangélico Panambi, Alexandre Brust, avaliou o evento como muito proveitoso e especial, ressaltando que os objetivos propostos foram plenamente alcançados. “O encontro representou uma oportunidade que é prática comum nos eventos da Rede Sinodal: amplas trocas de experiências, além da reflexão sobre temáticas atuais na área educacional. Foi muito bom (re)encontrar colegas das instituições da RSE que exercem funções de liderança nas escolas e compartilhar informações sobre práticas de gestão pedagógica. O evento favoreceu o aprimoramento profissional, fortalecendo a busca constante por aperfeiçoamento, inovação e interesse por diferentes temas que norteiam a educação. Também possibilitou a atualização de nossas lideranças para o exercício de funções de gestão escolar, como a coordenação pedagógica, a orientação educacional e a psicologia, áreas de suma importância em nossas instituições.”
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Equipe de Marketing CEP