A Rede Sinodal

Histórico
O Sínodo Riograndense criou, em 1924, por ocasião do centenário da imigração alemã no Sul do Brasil, seu Departamento de Ensino. Ele atendia, na época, 413 escolas primárias. Em 1938, pouco antes da nacionalização, eram cerca de 510 escolas que existiam na sua área de abrangência.

Em 1952, os diretores dos estabelecimentos de ensino secundário – que não eram atendidos pelo Departamento de Ensino do Sínodo Riograndense – fundaram o CDEME – Centro de Diretores de Estabelecimentos de Ensino Médio Evangélicos. O Centro passou a oferecer orientação aos Ginásios e Colégios e a incentivar e apoiar a formação de professores para esses estabelecimentos.

O Conselho Sinodal de Educação, órgão criado em 1964 para coordenar o “Sistema Sinodal de Educação”, funcionou até 1969. Com a criação, em 1968, da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – ele se extinguiu.

A partir de 1971, a Região Eclesiástica IV que havia herdado o Departamento de Ensino do extinto Sínodo Riograndense, decidiu não mais manter financeiramente esse serviço. A partir daquele ano, o CDEE (ex-CDEME) – Centro de Diretores de Escolas Evangélicas – passou a manter financeiramente também esse Departamento.

Em 1981 ocorreu a reestruturação – em vigor até hoje. O Centro de Diretores de Escolas Evangélicas transformou-se na Associação Evangélica de Educação. Foi novamente instituído o Conselho de Educação e instalada uma Direção Executiva, em substituição à Secretaria Executiva do CDEE e ao Departamento de Ensino. Esses três órgãos passaram a integrar o Departamento de Educação – IECLB. No ano 2000, o Departamento é renomeado para sua atual denominação: Rede Sinodal de Educação.

A Rede Sinodal de Educação é, assim, o órgão responsável, na IECLB, pelo setor educacional escolar e universitário, prestando serviço às escolas vinculadas com Comunidades ou Paróquias Evangélicas. Ela é integrada por todas as 50 escolas filiadas e sua Assembléia Geral é o foro máximo de deliberação.

A Rede coordena as atividades em comum das instituições sinodais na área de aperfeiçoamento profissional de professores e outros profissionais da escola, teatro escolar, música, esportes e formação de lideranças. Além disso, presta assessoria técnico-pedagógica e administrativa aos estabelecimentos de ensino.
Missão - Visão - Princípios
Missão
Promover a interação das instituições sinodais de educação a partir das diretrizes educacionais evangélico-luteranas.

Visão
Ser uma rede de excelência na formação humana e profissional e em todos os níveis e espaços de atuação.

Princípios

• Autonomia: Respeito às decisões de cada escola, pautadas nos princípios da fraternidade, do diálogo e da substantividade educativa luterana.

• Conhecimento: Conhecimento para a promoção da autonomia e da liberdade como direito e compromisso.

• Ética: Radicalidade nas ações educativas e relacionais em favor do bem comum.

• Busca da Excelência: Execução qualificada das ações, independentemente do número de vezes que já as tenha executado, buscando a melhoria da educação e da formação humana.

• Humildade: Manutenção da autenticidade, independentemente dos lugares e das pessoas com quem se relaciona.

• Abertura ao Novo: Permanente disposição de incorporar o novo, evitando, todavia, os modismos e as imposições da sociedade.

• Solidariedade: Tratamento com igualdade de importância a todos e intervenção de forma solidária e fraterna nos conflitos.

XI Concurso de Redações da Rede Sinodal – Edição 2025

Com alegria, informamos o resultado do XI Concurso de Redações da Rede Sinodal de Educação – Edição 2025, cujo tema foi: “Desafios para enfrentar a falta de concentração dos estudantes nas escolas brasileiras”.

A iniciativa contou com o patrocínio da Editora do Brasil e premiará os estudantes que conquistaram as três primeiras colocações, conforme regulamento.

O concurso mobilizou estudantes do Ensino Médio e dos Anos Finais do Ensino Fundamental, convidando-os a refletir sobre os fatores que afetam a atenção no ambiente escolar — como o excesso de estímulos digitais, a sobrecarga emocional e a ausência de metodologias engajadoras — e a propor soluções que respeitem os direitos humanos e promovam o bem-estar estudantil.

A comissão avaliadora destacou a qualidade argumentativa dos textos e a sensibilidade com que os participantes abordaram um tema tão atual e relevante.

A iniciativa, realizada pelas escolas da Rede, contou novamente com o apoio da Editora do Brasil, reforçando seu compromisso com a valorização da leitura, da escrita e da formação cidadã.

A Rede Sinodal celebra o engajamento dos estudantes e professores, reafirmando seu compromisso com uma educação que respeita os direitos humanos, promove o pensamento crítico e prepara crianças e jovens para os desafios contemporâneos. A próxima edição do concurso já está sendo planejada!

Parabéns aos estudantes pelo excelente resultado!

Parabéns aos estudantes pelo excelente resultado!

Instituição: Colégio Evangélico Martin Luther
Nome do estudante: Júlia Laura Lizzoni
Pseudônimo: Serena Maria de Rocha Lima
1º lugar

Instituição: CEAT
Nome do estudante: Ulisses H. Fiegenbaum
Pseudônimo: Thor
2º lugar

Instituição: CEAT
Nome do estudante: Carolina Oliveira R. Ferreira
Pseudônimo: Lorax
3º lugar

Fotos

Inserir Foto 1 aqui
Inserir Foto 2 aqui
Inserir Foto 3 aqui

Arquivos PDF

Arquivo 1 (PDF)
Arquivo 2 (PDF)
Arquivo 3 (PDF)
Arquivo 4 (PDF)
Arquivo 5 (PDF)
Arquivo 6 (PDF)
XI Concurso de Redações da Rede Sinodal de Educação – Edição 2025

Com alegria, informamos o resultado do XI Concurso de Redações da Rede Sinodal de Educação – Edição 2025, cujo tema foi: “Desafios para enfrentar a falta de concentração dos estudantes nas escolas brasileiras”.

A iniciativa contou com o patrocínio da Editora do Brasil e premiará os estudantes que conquistaram as três primeiras colocações, conforme regulamento.

O concurso mobilizou estudantes do Ensino Médio e dos Anos Finais do Ensino Fundamental, convidando-os a refletir sobre os fatores que afetam a atenção no ambiente escolar — como o excesso de estímulos digitais, a sobrecarga emocional e a ausência de metodologias engajadoras — e a propor soluções que respeitem os direitos humanos e promovam o bem-estar estudantil.

A comissão avaliadora destacou a qualidade argumentativa dos textos e a sensibilidade com que os participantes abordaram um tema tão atual e relevante.

A iniciativa, realizada pelas escolas da Rede, contou novamente com o apoio da Editora do Brasil, reforçando seu compromisso com a valorização da leitura, da escrita e da formação cidadã.

A Rede Sinodal celebra o engajamento dos estudantes e professores, reafirmando seu compromisso com uma educação que respeita os direitos humanos, promove o pensamento crítico e prepara crianças e jovens para os desafios contemporâneos. A próxima edição do concurso já está sendo planejada!

Parabéns aos estudantes pelo excelente resultado!

Instituição Nome do aluno Pseudônimo Colocação
Colégio Evangélico Martin Luther Júlia Laura Lizzoni Serena Maria de Rocha Lima 1º lugar
CEAT Ulisses H. Fiegenbaum Thor 2º lugar
CEAT Carolina Oliveira R. Ferreira Lorax 3º lugar
Colégio Cônsul Carlos Renaux Michele Liana Schneider Campos Elinha 4º lugar
CEAT - RA Marina do Amaral Gonzatti Marina do A. Gonzatti 5º lugar
CEAT Eduarda Hepp Claire Chen 5º lugar
Fotos

1º Lugar 2º Lugar 3º Lugar Confira as redações