• +55 51 3590 3229
  • secretariageral@redesinodal.com.br
logo_rede_sinodal-200pxicone_logo_rede_sinodallogo_rede_sinodal-mobilelogo_rede_sinodal-mobile
  • Home
  • A Rede Sinodal
  • Estrutura
  • Câmaras
  • Fale Conosco
  • Home
  • A Rede Sinodal
  • Estrutura
  • Câmaras
  • Fale Conosco
✕
Instituto Ivoti recebe jovens cantores da Rede Sinodal de Educação
21 de setembro de 2023
Mais de 600 atletas disputam lugares no pódio no vôlei e no basquete
13 de outubro de 2023

Escolas de Santa Cruz do Sul, Ijuí e Estrela sediam evento

O teatro é uma celebração da criatividade, da expressão livre e da capacidade humana de contar histórias, tornando-se uma força vital na cultura e na sociedade. Com esse embasamento, no período de 27 a 29 de setembro ocorreu a 44ª Amostra de Teatro da Rede Sinodal de Educação (Atese). A programação esteve dividida em três sedes: Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul/RS; Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP), de Ijuí/RS; e Colégio Martin Luther, de Estrela/RS.

A “ação” teve momentos de integração entre professores e estudantes, apresentações, homenagens, debates, meditação e a tradicional festa temática, que este ano recriou momentos icônicos da cultura Pop desde os anos 70.

A Atese envolveu mais de 360 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas da RSE, com o objetivo de oportunizar amostra de teatro não competitiva, compartilhar a forma de expressão e o processo criativo das montagens de cada escola ao longo do ano, inspirar aprendizagem por meio do teatro, incentivar a arte, desenvolver o debate e a criticidade. O evento acontece anualmente e é considerado uma das maiores amostras de teatro estudantil do país.

Arte e integração

“A Atese é um dos grandes eventos promovidos pela Rede Sinodal de Educação, assim como a Onase (esportiva) e o Encore (música). Esses eventos oportunizam às 50 escolas filiadas à Rede um momento de compartilhamento, de troca e de crescimento mútuos, tanto entre os grupos e equipes que são sede dos eventos, quanto entre os participantes. A programação especial e exclusiva proporcionou integração e desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para a vida, pautadas pelo senso artístico, crítico, construtivo e socioemocional”, avalia o diretor do Colégio Martin Luther, Luciano Egewarth, valorizando ainda a maturidade e temática das peças apresentadas, “pertinentes à reflexão e às inquietações da sociedade e dos estudantes”.

O diretor geral do Colégio Mauá, Nestor Raschen, também parabenizou estudantes, professores e escolas pelo trabalho. “Foram três dias intensos de peças e debates sobre as peças, oportunidade para conversar sobre o processo criativo de cada espetáculo, a realidade de trabalho de cada escola e os temas abordados. O evento foi muito enriquecedor e celebrou o teatro da melhor forma possível.”

O diretor do Colégio Evangélico Augusto Pestana, Gustavo Malschitzky, igualmente falou da qualidade dos trabalhos e do desafio para os estudantes em cena. “A integração dos atesistas foi muito grande. As famílias hospedeiras também nos deram retorno positivo. Os estudantes foram bem recebidos e souberam interagir e conviver com essas famílias. Várias manifestaram o encantamento com seus hóspedes, já se colocando à disposição para hospedar novamente em futuros eventos.”

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

LEGENDA DAS FOTOS – Atese envolveu mais de 360 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas da Rede Sinodal de Educação

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação CEAP / Divulgação CML / Regina Colombelli (Mauá)

Compartilhar
1
redesinodal
redesinodal

Posts Relacionados

2 de maio de 2025

Encontro Nacional da Rede Sinodal debate o papel transformador das Ciências Humanas e Sociais na educação


Leia Mais
17 de abril de 2025

Iniciada uma nova turma do MBA onde Instituições da Rede Sinodal atuam colaborativamente para atender o SICREDI


Leia Mais
17 de abril de 2025

Lideranças estudantis refletem sobre protagonismo e propósito


Leia Mais

Rua Amadeo Rossi, 467 – Prédio M / 2º Piso
+55 51 3590 3229
São Leopoldo – RS – 93030-220

2025 - Rede Sinodal de Educação.