Com 67 participantes, formação é realizada in company com a Faculdade Instituto Ivoti e com a Sociedade Educacional Três de Maio
No mês de janeiro a Rede Sinodal de Educação (RSE) deu início à 5ª edição do curso de Especialização em Gestão Escolar, pós-graduação in company com duas turmas e 67 participantes. A formação é organizada em conjunto com a Faculdade Instituto Ivoti e com a Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), de Três de Maio/RS, com encontros dos grupos no Colégio Martinus, em Curitiba/PR, e Bonja, em Joinville/SC (Turma Setentrional); e em Ivoti/RS (Turma RS).
A formação é exclusiva para profissionais da Rede Sinodal de Educação e tem por objetivo oferecer qualificação e atualização de conhecimentos à equipe diretiva, gestores, professores e técnicos administrativos das instituições escolares comunitárias e confessionais, fundamentada nos ideais de emancipação humana e gestão participativa; promover a formação continuada e o fortalecimento da cultura escolar comunitária e confessional, a partir de uma matriz curricular organizada sob a forma de eixos temáticos, áreas de interesse e componentes curriculares; e subsidiar a análise crítica sobre o cotidiano de liderança escolar em seus rituais, rotinas e processos administrativos, curriculares e pedagógicos, propiciando a formação de gestores, baseada no perfil Luterano e princípios da RSE.
“A Pós-Graduação busca capacitar e instrumentalizar o gestor educacional no dia a dia dinâmico e complexo de sua rotina profissional. Também competem a esse profissional e sua equipe ações de planejamento, controle e avaliação para fins de subsidiar as escolas para seu crescimento. A expectativa é de que a especialização promova o debate, a interação e a integração entre os participantes, visando o aprendizado e, principalmente, subsidiando referenciais que contribuam para a tomada de decisões dos gestores escolares”, ressalta o coordenador da Pós-Graduação, da Faculdade de Administração e da Escola de Gestão e Negócios do Setrem, Alexandre Chapoval Neto.
Qualificação e atualização
Totalizando 360 horas, a formação se estende até novembro de 2025, com encontros presenciais (60% do curso) e, nas noites de sexta-feira e manhãs de sábado, aulas na modalidade on-line, de forma síncrona, com ambas as turmas (40% do curso).
A matriz curricular destaca, entre outras disciplinas, Legislação e Política Educacional; Ética e Educação; Inovação, Tecnologias e Inteligência Artificial; Práticas Investigativas; Planejamento Estratégico; BNCC; Gestão dos Processos Educativos pela Equipe Pedagógica; Avaliação Institucional, Indicadores de Desempenho e Gestão de Resultados; Acompanhamento Pedagógico e o Papel do Gestor; Desenvolvimento Profissional; Gestão de Sistemas de Informação e Comunicação, de Equipes e Financeira; Gestão de Mudanças e de Crise; Competências Interpessoais e Comunicativas; Liderança; e Escrita Acadêmica. O corpo docente é composto por especialistas, mestres e doutores de diferentes áreas.
O coordenador Chapoval destaca a constante atualização de conteúdos e ementas para atender à demanda pela formação de um profissional diferenciado e que venha a contribuir para o fortalecimento, desenvolvimento e crescimento das escolas da Rede Sinodal de Educação. “O corpo docente está alinhado à proposta da pós-graduação, contribuindo para a formação deste gestor diferenciado e qualificado para os desafios da gestão”, ressalta.
A coordenadora da especialização e do curso de Pedagogia, professora nas licenciaturas da Faculdade Instituto Ivoti, Doris Helena Schaun Gerber, acrescenta que a formação busca proporcionar aos participantes “sólida fundamentação nas dimensões político-institucional, pedagógica, administrativa, financeira, pessoal e relacional, bem como reestruturar as competências dos responsáveis pela gestão escolar considerando os pressupostos da BNCC”.
Todos os participantes foram indicados pelas direções de suas escolas. “Divididos em dois grupos, a Turma Setentrional conta com 32 participantes que atuam em nove escolas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso; e a Turma RS com 35 participantes de 16 escolas do Rio Grande do Sul”, enumera a coordenadora Doris.
O que estão dizendo…
“Esta especialização pode contribuir muito para minha prática profissional diária e formação pessoal, auxiliando a ser minha melhor versão e ampliando meu leque de experiências, o que também influenciará na minha caminhada como profissional da RSE. Creio que teremos muitos temas pertinentes à Gestão e à Educação, além de desenvolver um olhar mais sistêmico de gestão.”
Alice Mueller – Professora de Língua Alemã e coordenadora de Línguas Adicionais no Colégio Bonja, de Joinville/SC (Turma Setentrional)
“Num cenário educacional em constante transformação, a busca por atualização profissional torna-se inevitável. A Pós-Graduação em Gestão Escolar surge como um caminho essencial para acompanhar as expectativas das famílias e dos estudantes que estão nas nossas instituições, impulsionando o desenvolvimento pessoal e profissional. Além de ser um ambiente que contribui para um sentimento de acolhimento e pertencimento por ser permeado pelos princípios e valores luteranos que norteiam minha trajetória, a motivação em participar também está na troca de experiências com colegas que trabalham em outras escolas da Rede, no acompanhamento das tendências de mercado, metodologias e tecnologias educacionais, no desenvolvimento de habilidades em gestão de equipes e nas novas possibilidades na carreira profissional.”
Vivian Otte – Coordenadora Geral na Escola Barão do Rio Branco/Escola Barão, de Blumenau/SC (Turma Setentrional)
“A participação na Pós-Graduação em Gestão Escolar foi motivada pelo renome das instituições envolvidas na sua organização, com excelentes recomendações sobre seus programas acadêmicos; e por saber que é crucial manter-me atualizado diante das constantes mudanças que o mundo contemporâneo enfrenta. Acredito que o curso me proporcionará as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios em constante evolução do ambiente educacional e principalmente dentro da confessionalidade Luterana, contribuindo na formação da próxima geração com ética e responsabilidade social.”
Gênesis Ivaniski Queroz – Diretor Escolar no Centro de Ensino Médio Pastor Dohms – Unidade Zona Norte, de Porto Alegre/RS (Turma RS)
“Estar no meio educacional implica no constante estudo e interesse pelo conhecimento. Ademais, sempre gostei da visão panorâmica dos processos que envolvem a escola. Por isso, ter a oportunidade de estudar a conexão entre diferentes áreas no contexto escolar, compreendendo melhor o papel da gestão nisso tudo, é algo fascinante. Espero estar equipado para atuar na gestão escolar, compreendendo processos, relações e os valores que fundamentam a práxis da Rede Sinodal. A perspectiva de troca com colegas que atuam em diferentes contextos também me anima bastante, uma vez que é nessa troca que os aprendizados significativos acontecem.”
Josué Reichow – Coordenador de Ensino Bilíngue do Colégio Sinodal Prado, de Gravataí/RS (Turma RS)
TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Rede Sinodal de Educação