• +55 51 3590 3229
  • secretariageral@redesinodal.com.br
logo_rede_sinodal-200pxicone_logo_rede_sinodallogo_rede_sinodal-mobilelogo_rede_sinodal-mobile
  • Home
  • A Rede Sinodal
  • Estrutura
  • Câmaras
  • Fale Conosco
  • Home
  • A Rede Sinodal
  • Estrutura
  • Câmaras
  • Fale Conosco
✕
Rede Sinodal de Educação reúne coordenadores e lideranças para formação executiva
21 de março de 2024
Rede Sinodal de Educação valoriza engajamento das equipes na Formação Executiva
25 de março de 2024

Formação Executiva iniciou ontem e terá continuidade hoje

Reunidos no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei), em São Leopoldo, 110 profissionais de escolas da Rede Sinodal de Educação (RSE), entre coordenadores e lideranças administrativas, participam de Formação Executiva. O evento ocorre nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de março.

Entre os assuntos abordados estão estratégia empresarial, finanças, marketing, gestão de recursos humanos, negociação, tomada de decisões, comunicação eficaz e liderança. As palestras também oportunizam atividades práticas e momentos especiais de interação.

Feedback

Um dos temas destacados tratou da “Cultura de feedback na educação”, com a psicóloga Caroline de Cezaro, especialista em Avaliação Psicológica e Gestão Estratégica de Pessoas. Entre conceitos e exemplos, a profissional contou com os questionamentos e pontos de vista dos participantes, além de dinâmicas em grupo para apresentação de cases práticos.

“Feedback é o retorno sobre os comportamentos e atitudes dos colaboradores e equipes; prática de expressar uma avaliação ou um ponto de vista sobre o desempenho profissional de alguém. Feedback é um presente, pode ser dado por qualquer pessoa da instituição para qualquer colega”, resumiu Caroline.

A psicóloga alertou para que o feedback não seja algo vazio, ele precisa trazer diretrizes. “Precisamos sair do linear de certo e errado, evoluindo para um aspecto mais exponencial, trazendo uma conexão com o que ocorre na realidade”, explicou.

Ela também chamou a atenção para o hábito do feedback na relação dos pais com seus filhos. “É preciso aprender a dizer não, crianças precisam saber lidar com a frustração. No mercado de trabalho, por exemplo, o problema não é elogiar e dar feedback positivo diariamente, mas sim que esses retornos tenham relação com as entregas. E o reconhecimento não deve vir somente no aspecto financeiro, precisa vir por outras práticas também. É preciso equilíbrio na dose, sabendo diferenciar ‘antídoto’ e ‘veneno’”, alertou a palestrante.

Em termos conceituais, Caroline também abordou as formas de feedback, divididas em não-verbal (reações), por escrito e verbal. Ainda enumerou os tipos, podendo ser positivo/reconhecimento, com o objetivo de reforçar um comportamento; construtivo, que objetiva modificar um comportamento; insignificante, que pode ser classificado como vago, genérico e que não causa efeito positivo nem negativo; ofensivo, com uso de comunicação agressiva e ameaçadora; estruturado, quando requer um momento formal para ser tratado; e não-estruturado, que são os feedbacks de “corredor”, aproveitando alguma situação.

Finanças corporativas

Grupo de lideranças participou de explanação sobre finanças corporativas

Simultaneamente, outro grupo de lideranças participou de explanação sobre finanças corporativas, conduzida pelos representantes da Montebravo Corretora, Alex Silva e Bruno Gass. “Educação financeira é 25% dinheiro ou investimento, mas 75% comportamento”, alertou Silva.

A conversa girou em torno de cenário econômico, inflação e juros, precificação de ativos, remuneração do capital, informações contábeis, gestão da liquidez e do caixa, informações e controles gerenciais, gestão de custos, eficiência e resultado sustentável.

Os palestrantes enalteceram a importância da criação de hábitos, o que tem relação direta com o consumo consciente e a liberdade financeira. “Quando esse assunto é pauta de trabalho com a família, com os filhos, por exemplo, não necessariamente interessa quanto, mas o começar a investir”, concluiu Silva.

Além de conceitos, coordenadores e líderes administrativos estiveram envolvidos em dinâmicas para apresentação de cases práticos de feedback
Coordenadores de curso do Ensino Superior também participaram de palestra sobre o tema “Os quatro fatores essenciais para gestão em educação”

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

LEGENDAS DAS FOTOS

4498 – Grupo de lideranças participou de explanação sobre finanças corporativas

4504 – Coordenadores de curso do Ensino Superior também participaram de palestra sobre o tema “Os quatro fatores essenciais para gestão em educação”

4466 / 4544 – Além de conceitos, coordenadores e líderes administrativos estiveram envolvidos em dinâmicas para apresentação de cases práticos de feedback

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester

Compartilhar
0
Ana Comunicação RS
Ana Comunicação RS

Posts Relacionados

2 de maio de 2025

Encontro Nacional da Rede Sinodal debate o papel transformador das Ciências Humanas e Sociais na educação


Leia Mais
17 de abril de 2025

Iniciada uma nova turma do MBA onde Instituições da Rede Sinodal atuam colaborativamente para atender o SICREDI


Leia Mais
17 de abril de 2025

Lideranças estudantis refletem sobre protagonismo e propósito


Leia Mais

Rua Amadeo Rossi, 467 – Prédio M / 2º Piso
+55 51 3590 3229
São Leopoldo – RS – 93030-220

2025 - Rede Sinodal de Educação.